O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) firmaram uma parceria para a preservação da memória histórica do instituto, que em 2025 completa 85 anos de existência. Na terça-feira (22), representantes das duas instituições assinaram um acordo que prevê a incorporação de itens do acervo histórico do Tecpar pelo Museu de Ciências Naturais da UEPG.
A cooperação faz parte das comemorações do aniversário do Tecpar, que acontece no mês de junho, e fortalece a valorização, preservação e difusão do legado do instituto, que teve um papel fundamental para o desenvolvimento da ciência, desde 1940. Além da relevância histórica e cultural, o acervo é uma valiosa fonte de pesquisa.
O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, ressalta que, com a parceria, é possibilitado o acesso de itens da história do desenvolvimento científico do Paraná à população científica, em um museu reconhecido no Estado. "A disposição desse rico acervo ao museu garantirá o cumprimento de sua função social", disse Celso Kloss. "Colocando o acervo à disposição do público e pesquisadores interessados, permitimos a continuidade da construção do conhecimento científico", salientou Kloss.
Livro traz pesquisas aplicadas à conservação do solo e da água em regiões produtivas
O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, destaca que as amostras que irão para o museu têm grande potencial científico e histórico tanto para os visitantes do espaço quanto para a comunidade acadêmica.
"Os visitantes poderão conhecer um pouco mais da história da geologia do Paraná, bem como o potencial de geração de riquezas desse material. Por outro lado, o nosso Museu de Ciências Naturais também é um espaço de pesquisa e esse acervo estará mais acessível aos pesquisadores que se interessem pelo assunto para realização de estudos", observou.
O diretor-geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Jamil Abdanur Júnior, avalia que o acervo que passa a ser incorporado pela UEPG é considerado um tesouro geológico do Paraná. "É um acervo significativo que conta a história geológica do Paraná e do Brasil. É um gesto nobre do Tecpar ao disponibilizar esse verdadeiro tesouro".