Força Nacional fica no Rio até janeiro de 2024

Dino: 'A pedido do Governador do Rio, prorroguei agora a presença da Força Nacional naquele Estado até o dia 31 de janeiro de 2024'

Por

Agentes ficam no Rio de Janeiro até janeiro de 2024

O ministro da Justiça, Flávio Dino, escreveu, em suas redes sociais, que pode prorrogar a presença da Força Nacional de Segurança Pública no Rio até janeiro de 2024, para fazer uma nova avaliação de até quando as equipes vão ficar no estado para ajudar a combater o crime organizado — em especial as milícias.

"A pedido do Governador do Rio, prorroguei agora a presença da Força Nacional naquele Estado até o dia 31 de janeiro de 2024, quando será feita nova análise para eventual prorrogação. Equipes adicionais da Policia Federal e da Policia Rodoviária Federal também seguirão no Estado. E as Forças Armadas seguem executando a GLO decretada pelo Presidente Lula", escreveu Dino no X, antigo Twitter.

O governador Cláudio Castro tem pedido ajuda federal, visando a manutenção da cooperação entre as forças federais e estaduais, em especial para o patrulhamento em áreas de maior risco. O reforço abrange também a segurança na Baía da Guanabara, em portos, aeroportos e em estradas federais, para combater a entrada de armas e drogas no estado.

Vale ressaltar que antes mesmo dos atentados aos ônibus e trens no Rio de Janeiro, em outubro, o governo federal já havia mobilizado 550 agentes federais para atuarem no estado, sendo 300 da Força Nacional e 250 da Polícia Rodoviária Federal.

O setor de inteligência e investigação da Polícia Federal também foi reforçado com policiais civis de diferentes unidades federativas, sob coordenação do ministério.

"Não são mais organizações criminosas pontuais. Hoje são verdadeiras máfias alastradas pelo Brasil inteiro: Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte. A gente está vendo isso se alastrar a cada dia", disse Castro, em outubro.