Alerj abre 14ª edição do Parlamento Juvenil

Por

Estudantes de todo RJ atuarão como deputados estaduais

Os alunos eleitos para 14ª edição do Parlamento Juvenil, realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), assumiram o cargo de deputados estaduais juvenis ontem. Eles foram diplomados no Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, e realizaram diversas atividades parlamentares no Edifício Lúcio Costa, o Alerjão, além de passeios turísticos pela capital fluminense em uma experiência única que vai até o dia 1º de dezembro.

Coordenador do programa, o deputado Danniel Librelon (REP) afirmou que a expectativa para o início da semana parlamentar já é alta: "Nós queremos que os nossos jovens parlamentares aproveitem ao máximo esse processo que vai levar muito conhecimento a todos, e que o PJ seja o início de um grande futuro para eles". Os PJs de todas as regiões do estado se encontraram na Alerj para concretizar o exercício dos mandatos. Eles foram diplomados e elegeram a Mesa Diretora desta edição. Na terça-feira (28), os estudantes apresentarão e defenderão seus projetos de lei para os colegas.

Já na quarta e quinta-feira , os parlamentares juvenis participarão de comissões temáticas, incluindo a reunião oficial da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde terão voz para debater a pauta.A experiência será finalizada na sexta-feira, quando os alunos irão votar os projetos de lei, e as medidas aprovadas no Parlamento Juvenil podem ser apadrinhadas por deputados estaduais e virarem leis oficiais.