Por:

Aumento de 5 mil homicídios em um ano

O Brasil pode ter 5.152 homicídios a mais nos registros de 2021. O número é uma estimativa baseada no índice de mortes violentas cujas causas não foram definidas, e poderia ter efeito na conta total de assassinatos no país.

É o que apontam dados do Atlas da Violência 2023, publicado nesta terça-feira (5) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Se acrescentada aos 47.847 assassinatos de 2021, essa quantidade oculta de mortes não reverteria a queda geral de homicídios nos últimos anos, mas projetaria um país com 52.999 mortes.

As maiores taxas de homicídios ocultos a cada 100 mil habitantes estão em São Paulo (5,1), Roraima (3,5) e Ceará (3,1). Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais são, junto com São Paulo, responsáveis por 72,5% das 49.413 mortes ocultas estimadas em todo o país no período de 2011 a 2021.

No Brasil, as causas de mortes violentas podem ser classificadas como assassinatos, agressões, mortes por intervenção de agentes do Estado, suicídios ou acidentes.

Quando não é possível identificar a intenção, elas são classificadas como MVCI (Mortes Violentas por Causa Indeterminada). É a partir dessa categoria que o Atlas calcula os homicídios ocultos.

Por: Lucas Lacerda (Folhapress)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.