Por:

Novas regras para evitar o bloqueio do Bolsa Família

Os beneficiários do Bolsa Família que tiverem alguma inconsistência de seus dados no CadÚnico podem perder o benefício social. A medida, que entrou em vigor no primeiro dia deste ano, tenta garantir que o pagamento seja apenas para os quem cumprem rigorosamente os critérios estabelecidos. Caso a situação não seja resolvida em até seis meses, os benefícios são cancelados.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, as famílias com alguma irregularidade no cadastro serão avisadas sobre a situação do CPF e como regularizar a situação. A notificação será reforçada por mensagens enviadas por meio do extrato de pagamento dos benefícios, nos aplicativos do Bolsa Família e do Caixa Tem

Para esclarecimento de dúvidas, há város canais de atendimento, incluindo o Disque Social 121, chat, formulário eletrônico e informações permanentes no site do Ministério do Desenvolvimento Social.

Para conferir se tem alguma pendência, o titular da família deve verificar a sua situação na Receita Federal e, se necessário, regularizá-la junto ao fisco. Após a regularização, é necessário atualizar o CadÚnico também parar voltar a receber o benefício.

Por: Ana Paula Branco (Folhapress)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.