Por:

Política Nacional de Cuidados Paliativos

O Conselho Nacional de Saúde, que monitora e fiscaliza as políticas públicas do setor no país, aprovou a criação da Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP) no SUS. A resolução, publicada no Diário Oficial da União de segunda, dá início à estruturação do serviço em todo o país.

Definidos pela OMS como "direito humano e imperativo moral de todos os sistemas de saúde", os cuidados paliativos são o conjunto de serviços essenciais que melhoram a vida de pacientes - e seus familiares - que "enfrentam desafios associados a doenças com risco de vida e graves sofrimentos relacionados à saúde, incluindo, mas não se limitando, a cuidados no fim da vida."

Em 2023, o Ministério da Saúde iniciou debate com a sociedade e os gestores de estados e municípios sobre a criação de uma estrutura de cuidados paliativos em todo o país. Uma proposta para a política pública foi inscrita na plataforma Brasil Participativo e recebeu mais de 11,4 mil votos, tornando-se a 4º mais votada na área da saúde.

A iniciativa resultou em um pacto para a efetivação da proposta, estabelecido entre as diferentes esferas do Poder Público durante a 12ª reunião de 2023 da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), ocorrida em Brasília no mês de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.