Por:

Menor a comunicação, maior o estresse

No mundo corporativo, a sobrecarga de trabalho e o aumento de responsabilidades estão se intensificando, resultando em altos níveis de estresse entre os profissionais. Um ponto que contribui para tal cenário é a dificuldade na comunicação entre líderes e colaboradores.

A ausência de diálogo tem levado muitos colaboradores a se sentirem incapazes de recusar tarefas adicionais, mesmo quando já estão sobrecarregados. O medo de represálias ou de perderem seus empregos alimenta a ansiedade e impede que expressem suas verdadeiras capacidades e limitações.

"Uma das chaves para lidar com conflitos interpessoais é a comunicação aberta e honesta.", afirma Berenice Kuenerz, especialista em gestão emocional e felicidade corporativa. "É importante que as partes envolvidas expressem seus sentimentos, preocupações e pontos de vista de forma clara e respeitosa. O diálogo sincero pode ajudar a esclarecer mal-entendidos, encontrar soluções criativas e fortalecer os relacionamentos no ambiente profissional.", completa a técnica em felicidade.

Essa dinâmica de não saber dizer "não" ao líder quando se está sobrecarregado pode prejudicar o bem-estar dos colaboradores e a performance das empresas. O estresse e a incapacidade de gerir a carga de trabalho de maneira equilibrada resultam em baixa performance e em um ambiente de trabalho menos saudável.

"Investir no desenvolvimento de habilidades de resolução de conflitos é muito importante, pois isso inclui aprender a gerenciar nossas próprias emoções, praticar empatia, buscar soluções colaborativas e cultivar um ambiente de trabalho baseado no respeito e na confiança. É imprescindível para ajustar a relação e seguir evoluindo.", finaliza Berenice.