Por: Mayariane Castro

Circuito de Festejos Juninos fecha terceira etapa

O Circuito é um dos mais aguardados da capital. | Foto: divulgação

Neste final de semana, São Sebastião e Sobradinho foram palco da terceira etapa do Circuito de Festejos Juninos de Brasília. Os eventos ocorreram nos estacionamentos do Parque de Exposições de São Sebastião e do Estádio Augustinho Lima, respectivamente.

O Circuito, um dos mais aguardados da capital nesta época do ano, já atraiu mais de 60 mil pessoas nas fases anteriores, realizadas em Ceilândia, Recanto das Emas, Cruzeiro, Gama e Planaltina. O destaque é o 24º Circuito de Quadrilhas Juninas, que inclui os festivais Candangão e Gonzagão, promovendo a cultura junina de forma democrática e plural.

Em São Sebastião, as apresentações começaram na sexta-feira, 5 de julho, com o Gonzagão e a União Junina, seguidas por uma programação intensa que se estende até domingo, 7 de julho. Sobradinho, por sua vez, receberá o Circuito de Quadrilhas Juninas LINQDFE, com atrações como Tico Tico no Fubá, Matinqueiros do Sertão e Espalha Brasa, entre outros.

As quadrilhas competem para representar Brasília no Campeonato Brasileiro, marcado para os dias 28 e 29 de julho. Além das apresentações, o evento inclui atividades culturais e gastronômicas típicas, celebrando a tradição junina.

Após São Sebastião e Sobradinho, o Circuito seguirá para o Paranoá nos dias 12, 13 e 14 de julho, continuando a disseminar a cultura junina pelas regiões administrativas do Distrito Federal.

Mais que arte


“O evento é mais que um festejo cultural. Ele é algo que nos move todos os dias e é a causa da nossa alegria. É nosso trabalho e é um prazer poder levar uma arte tão bonita a tantas pessoas. Não tem sensação melhor do que levar uma quadrilha profissional a uma escola e ver o brilho no olhar das crianças vendo aquilo”, diz a artista e brincante quadrilheira Kenia Cavalcanti.

Sobre o evento


O Circuito de Festejos Juninos é uma ação da Política Cultural Distrital que é destinada a apoiar a produção dos festejos juninos no DF. Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, as festas juninas incentivam o desenvolvimento cultural e econômico do DF e Entorno e trazem muitos benefícios à população com uma grande diversidade cultural de forma acessível em diferentes localidades.