Por:

Especialista explica os riscos do PMMA

A influenciadora digital Aline Maria Ferreira da Silva faleceu aos 33 anos, na terça, após passar por um procedimento estético para aumentar os glúteos em Brasília, Distrito Federal. Aline morreu no Hospital particular onde estava internada desde sábado (29).

Aline passou por um procedimento estético no dia 23 de Junho, na clínica de estética Ame-se, em Goiânia, e morreu após a aplicação de 30ml de PMMA, substância plástica utilizada para preenchimentos em tratamentos estéticos faciais e corporais.

De acordo com a ANVISA, o uso do PMMA é liberado para restaurar pequenos volumes, porém, independente da quantidade, essa substância gera um risco potencial de desenvolver alergia, rejeição, inflamações e necrose tecidual. As complicações ocorridas na cirurgia da influenciadora ainda não foram divulgadas mas os médicos alertam sobre a busca por médicos especialistas.

O Cirurgião Plástico, especialista em contorno corporal e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Fernando Lamana, destacou a importância da escolha do médico. "É de suma importância que qualquer procedimento seja realizado por médicos especialistas pois o conhecimento anatômico reduzem o risco de complicações. O problema desse tipo de procedimento é o risco de complicações por embolia do produto, é de extrema importância que o médico se atende ao volume injetado na região glútea."

Ele ainda completa lamentando o ocorrido e alerta a população sobre o crescimento da procura por procedimentos estéticos sem eficácia comprovado e a falta de médicos habilitados. A dona da clínica, Grazielly da Silva Barbosa, foi presa na última terça-feira (2) por crimes contra as relações de consumo.