Por:

É o fim da Lipoaspiração tradicional?

Quando pensamos em procedimentos para modelar o corpo, imediatamente associamos às cirurgias plásticas, como a clássica Lipoaspiração. Com o passar do tempo, o mundo da medicina, em conjunto com novas tecnologias, aprimorou essa técnica em busca de resultados mais eficazes.

Tradicionalmente temos modalidades de Lipoaspiração convencional e de definição, a modalidade de Lipoaspiração de definição, observa-se a introdução gradual da ultrassonografia para aprimorar a técnica, melhorar os resultados e aumentar a segurança do procedimento. O Dr. Fernando Lamana, Cirurgião Plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explicou mais sobre o procedimento.

"A Lipoaspiração assistida por ultrassonografia permite um aprimoramento técnico para a Lipoaspiração de definição. Grupos musculares específicos podem ser encontrados pelo ultrassom, e assim podem ser aumentados e valorizados pela enxertia de gordura. O músculo peitoral, ou o reto abdominal podem ser localizados pelo cirurgião pela ultrassonografia, e o enxerto de gordura pode ser usado para aumentar o tamanho desses músculos e criar definição." ressaltou o Dr. Fernando.

O uso do ultrassom já era comum no pré e pós-operatório, sendo muito recomendado como procedimento complementar ao longo do processo para identificação de seromas, bem como mensuração da diástase muscular. Sua inserção em cirurgias aprimora o sucesso dos procedimentos, pois permite uma visão clara e um acompanhamento mais efetivo.

"A ultrassonografia é usada para identificar irregularidades musculares, hérnias e mensurar o tamanho da diástase dos músculos reto abdominais, identificação importante para todo processo cirúrgico. Um dos principais destaques da Ultrassonografia nas Cirurgias, é sua possibilidade de identificar as camadas profundas de gordura, sobretudo na cintura, que podem ser retiradas com a cânula. Antes essas camadas não poderiam ser tratadas de forma segura por serem muito profundas. Essa técnica se chama Ultrasound Guided Deep Fat Liposuction."

É importante ressaltar que o objetivo da Lipoaspiração não é combater a obesidade ou promover o emagrecimento, é uma técnica utilizada para eliminar a gordura localizada, sendo recomendada para quem tem excesso de gordura em determinadas áreas do corpo.

O Dr. Fernando Lamana enfatiza a importância do avanço das tecnologias na medicina. Ele afirma: "Graças a essas mudanças, atualmente conseguimos diagnósticos mais ágeis e resultados eficazes", conclui.