FESTIVAL
Festival Periferia
O fim de semana no Sol Nascente vai ser marcado pela cultura urbana e pela resistência com o Festival Periferia em Movimento, que tem a missão de ser um descentralizador da cultura no Distrito Federal. Na programação estão música e cultura popular, com shows e oficinas de rap, dança, grafite, audiovisual e mamulengo. Com entrada gratuita, a programação musical começa no sábado (30/11), às 14h30, com o DJ DuduMano Original. No domingo (1º/12), a música começa mais cedo, ao meio-dia, com DJ Flávia Aguiar, Mestre Sivuquinha, DJ Jay Lee, Bsb Girls, DJ Jay Lee e Atitude Feminina.
Festival de Cinema
Com 79 filmes programados, o 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro volta para mais um ano de celebração da produção nacional no Cine Brasília, neste sábado (30/11). A programação das mostras Competitiva Nacional, Brasília e paralelas começa oficialmente no domingo (1º/12). Tudo no Cine Brasília. Mas, o primeiro dia do festival será reservado à tradicional Cerimônia de Abertura, às 20h, para convidados e com distribuição gratuita de uma cota dos ingressos antes da sessão.
Voa Festival
Nos dias 6 e 7 de dezembro, Brasília será tomada por música, arte e diversidade cultural com o VOA Festival. Em sua segunda edição, o evento será realizado no Parque da Cidade e traz um line-up com 20 nomes da música brasileira e talentos locais, programando estilos que vão da nova MPB, samba e forró à música urbana e contemporânea. Os ingressos já estão à venda pelo Sympla com valores a partir de R$60.O line-up é composto ainda pelos shows de Flávio Delli e Ane Êoketu, ambos do DF; pelo cantor pernambucano Ivyson; a banda Francisco El Hombre, também de Pernambuco; a baiana Josyara; Moreno Veloso, também baiano, com Mãeana, do Rio; os grupos candangos Samba Urgente e Samba da Tia Zélia.
Festival Ferrock Ecologia
Neste sábado, 30 de novembro, o tradicional festival Ferrock, em parceria com o Movimento Salve Arie JK/Rio Melchior, realiza sua edição 2024 num especial que une o rock and roll aos debates em torno do meio ambiente e da sustentabilidade: é o Ferrock Ecologia, que vai acontecer das 8h às 18h no Campus da Universidade de Brasília (UnB) em Ceilândia (Centro Metropolitano, conjunto A, lote 1, Ceilândia Sul).
TEATRO
história do teatro brasiliense
Iniciado em junho deste ano, o EIXOENCENA convida o público a conhecer grandes autores do teatro brasileiro. Em sua primeira fase, apresentou trechos de obras de nomes como Martins Pena, José de Alencar, Machado de Assis e Arthur Azevedo. Agora chegou a vez de apresentar as biografias de quem dá corpo ao teatro brasiliense.Todos os programas poderão ser ouvidos na Web Rádio Eixo, parceira do projeto, e no tocador de áudio SoundCloud.
"Jip & Janneke"
Uma fábula de sombras, música e movimento une Brasil e o Reino dos Países Baixos em espetáculo infantil que adapta clássico holandês para contar a história de duas crianças que repatriam um Lobo-Guará ao Brasil, conectando sensibilidades e culturas das duas nações. Trata-se da montagem teatral "Jip & Janneke - Duas Crianças da Holanda e o Lobo-Guará" que será apresentada em duas sessões abertas e gratuitas no dia 27 de novembro, às 14h e 17h30, na Biblioteca Demonstrativa (SHCS EQS 506/507 - Asa Sul, em Brasília.
LITERATURA
Vivendo de brisa
O espetáculo Vivendo de brisa, uma comédia musical estreou nos palcos em 2019, na capital federal. Agora a peça, acompanhada das 13 canções, chega ao livro, que será lançado no dia 5 de dezembro, quinta-feira, a partir das 19h, na Livraria da Travessa do Casa Park, em Brasília (DF).
PROJETO
"Novembro Azul"
O Novembro Azul começou na Austrália, no ano de 2003. No Brasil, essa campanha foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2011. Hoje, ela é uma das maiores do país relacionada ao tema "Saúde do Homem" e faz parte do calendário nacional. E nesse mês que faz um alerta à saúde dos homens e, em especial, ao câncer de próstata, a artista Nati Maia lança a campanha "Novembro Azul". O lançamento faz parte da iniciativa nomeada C.A.P - Calendário Artístico Preventivo que, desde janeiro de 2024, visa conscientizar, de forma artística, sobre a importância de cada mês de prevenção por meio de fotos sobre doenças e causas sociais durante todos os dias e meses do ano. Todas as campanhas podem ser conferidas pelo Instagram: @calendario_art_prev. Gratuito.
EXPOSIÇÃO
Talentos femininos
O primeiro museu brasileiro dedicado às mulheres é uma iniciativa de Brasília e possui acervo próprio com obras de talentos femininos de todo o Brasil. Agora, os brasilienses poderão conhecer algumas peças na exposição Acervo do Museu das Mulheres: Primeiras Aquisições, que fica em cartaz na galeria do terceiro andar do Museu dos Correios (Setor Comercial Sul) de 7 de dezembro de 2024 a 30 de março de 2025. Obras de grandes mestras da gravura, como Fayga Ostrower e Anna Bella Geiger, poderão ser apreciadas pelo público.
Exposição de Adriana Bittar
A exposição, contemplada pela Lei Rouanet, faz parte do projeto A Cor da Gente, que inclui também o lançamento de um livro e um curso de conscientização ambiental. Através de suas lentes, Adriana Bittar captura a beleza e a fragilidade da natureza, convidando o espectador a uma imersão sensorial. Acontece de 09/12 a 12 de janeiro de 2025, no Espaço Oscar Niemeyer - Praça dos Três Poderes.
Exposição Cerrado Vivo
Com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do Cerrado e a necessidade de preservação da sua biodiversidade, o biólogo e artista plástico Carlos Alvarez lança a Exposição Cerrado Vivo na Biblioteca Nacional de Brasília. Aberta a todos os públicos, a exposição fica em cartaz de 03 a 13 de dezembro, com entrada franca.A exposição percorreu 10 escolas públicas do DF, passando por zonas rurais e urbanas de Sobradinho, Sobradinho II e Planaltina.