SHOW
Silva faz show de inéditas
Até dia 14 de dezembro, Brasília é palco de uma série de encontros entre artistas consagrados no país e no exterior. O convidado da vez é o cantor e compositor Silva, que promete uma noite repleta de emoções e sonoridades diversas, celebrando a essência da nova MPB. A abertura da noite ficará por conta de Anelis Assumpção, com seu show "SAL", repleto de temas profundos e existenciais. Acontece no sábado (7), no Centro de Convenções Ulysses, com ingressos a partir de R$80,00.
Zisfonia Diferente
O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta o Zisfonia Diferente, espetáculo cênico-musical inédito e inclusivo, preparado para receber todas as famílias. Todos, plateia e palco, fazem parte desse momento que tem como maior valor a infância com respeito, acessibilidade, amizade e muita alegria e diversão. A programação será apresentada no Teatro do CCBB nos dias 14 e 15 de dezembro, sempre às 16h. A entrada é franca.
Renato Vasconcellos e sexteto
Um dos mais importantes nomes da cultura em Brasília, o pianista Renato Vasconcellos está completando 50 anos de chegada à capital do país e escolheu o palco do CTJ Hall como espaço para comemorar a data. Para isso ele fará uma apresentação gratuita e aberta à comunidade, do Renato Vasconcellos Sexteto. Será nesta sexta-feira, pontualmente às 20 horas no espaço que fica na Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul. Os interessados não precisam retirar os ingressos antecipadamente. Basta comparecer.
Gaidaa no DF
A cantora Sudanesa-Neerlandesa Gaidaa passa por Brasília, onde participa de bate-papo na Casa Afro Latina, no Varjão, de graça, e faz show na sexta feira (6), no projeto Sarau Secreto, com ingressos. A turnê SP-BRASÍLIA-RECIFE conta com o apoio do fundo cultural da Embaixada do Reino dos Países Baixos.
Cia. de Cantores Líricos
Cia. de Cantores Líricos de Brasília apresenta Oratório de Natal - de Saint-Sãens de graça na Igreja Dom Bosco. As apresentações deste clássico nos dias 6 e 7 de dezembro, sempre às 20h, no Santuário Dom Bosco (712 Sul). A entrada é franca. Livre para todos os públicos.
PROJETO
Ateliê de férias no MAB Educativo
Neste mês de dezembro, o programa MAB Educativo realiza o ateliê de férias no Museu de Arte de Brasília. O público poderá soltar a imaginação com as oficinas, além de realizar visitas pelas exposições. Neste final de semana, nos dias 7 e 8, o programa realizara o fim de semana dos jogos. As atividades são dedicadas aos apaixonados por uma aprendizagem brincante. Serão apresentados vários jogos inéditos que foram criados ao longo do Curso de Mediação Cultural. Informações: @mediato.art.
TEATRO
"Artesania de Encanto"
Acostumada a realizar espetáculos acompanhada de grandes estruturas de Bambu, a multiartista lançou-se ao desafio de conceber espetáculo solo com o uso de pequenos objetos da mesma matéria-prima. Surgiu então Artesania de Encanto, uma performance de circo e dança que se distingue das anteriores. Com temporada no Espaço Cultural Renato Russo. Entrada franca. Classificação indicativa: livre.
Espetáculo "Eternos"
A fase da adolescência, suas transformações comportamentais, biológicas, individuais e sócio -culturais. Em 2015, o dramaturgo Elmo Férrer se baseou nessa fase que envolve desejos, traumas, emoções, dentre tantos outros sentimentos, para criar a peça "Eternos", uma obra da Cia Barril Produções. O espetáculo voltou quase 10 anos depois para debater sobre essa fase essencial da vida em escolas públicas do DF. Após sucesso em apresentações por Brasília, 'Eternos" encerra temporada neste sábado, em sessões às 17h e às 20h, no Espaço Jovem de Expressão, na Praça do Cidadão de Ceilândia. Gratuito.
" Bonitinha, mas Ordinária"
A Caixa Cultural Brasília apresenta, de 12 a 22 de dezembro, a peça "Bonitinha, mas Ordinária", de Nelson Rodrigues, com grande elenco e direção de Bruce Gomlevsky. As sessões acontecem de quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Os ingressos estarão à venda a partir do dia 7 de dezembro no site Bilheteria Cultural.
EXPOSIÇÃO
Traçado Interior: memória gravada
Uma das principais revelações da gravura brasileira atual, o artista plástico e designer carioca Thiago Modesto expõe suas obras pela primeira vez em Brasília entre 10 de dezembro de 2024 e 6 de fevereiro de 2025, de segunda a sexta-feira (das 9h às 17h), na Galeria Décimo, na Câmara dos Deputados (Anexo 4). A exposição Traçado Interior: memória gravada é composta por 38 gravuras. O acesso é livre. O artista recebe o público na data da abertura, de 18h30 às 21h30, para visitas guiadas e o lançamento do catálogo da exposição.
Dezembro Vermelho
A multiartista Nati Maia realizou, durante todo o ano de 2024, o projeto C.A.P - Calendário Artístico Preventivo. A iniciativa que foi/é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal - FAC/DF visou conscientizar a população por meio de fotos sobre doenças e causas sociais durante todos os dias e meses do ano. Agora, Maia lança o último mês "Dezembro Vermelho", uma alerta à prevenção na luta contra o vírus HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Acontece no dia 18 de dezembro, no Espaço Cultural Renato Russo.
CINEMA
Festival Curta Brasília
De 12 a 15 de dezembro, o Distrito Federal se tornará o polo das produções de curta-metragens brasileiros, com a décima segunda edição do Festival Curta Brasília, no Cine Brasília. Realizado anualmente pela Sétima Produções, com o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, o festival premia os melhores curtas e videoclipes produzidos a partir de janeiro de 2023, em duas categorias: Mostra nacional de curtas-metragens e Mostra Decibéis de videoclipes. Para mais informações, acesso às redes ou o site do Festival: www.curtabrasilia.com.br e @festcurtabrasilia no Instagram.