Por:

Um DF de opções de lazer

PROJETO

Museu de Arte em festa

O Museu de Arte de Brasília (MAB) promove programação especial nos dias 19, 20 e 21 de abril para celebrar os 65 anos da capital. Oficinas, contação de histórias, teatro de luz e sombra e visitas mediadas integram as atividades gratuitas do MAB Educativo. O destaque é a mediação "Linhas que Contam Histórias", com caminhada, visita à Concha Acústica e piquenique.

Residências artísticas no DF

O projeto Cria Corpo promove cinco residências artísticas entre maio e julho no DF, com foco em dança, performance e práticas corporais. As atividades são gratuitas e voltadas a pessoas com ou sem formação artística. A proposta valoriza o processo criativo mais do que o resultado final. A primeira residência, com Vitor Hamamoto, tem inscrições de 20 a 26 de abril.

TEATRO

Espetáculo "2 mundos"

O espetáculo 2 Mundos, da Companhia Lumiato, reflete sobre a colonização da América e seus impactos atuais. Com sessões gratuitas nos dias 25 e 26/4 (Teatro Paulo Gracindo, Gama) e 9 e 10/5 (Teatro Newton Rossi, Ceilândia), a peça usa teatro de sombras e cubismo para narrar o confronto entre culturas, sem uso de palavras. Idealizado por Soledad Garcia e Thiago Bresani, integra também um projeto de formação de plateia com oficinas.

O Cravo e a Rosa

Paloma Bernardi e Marcelo Faria vivem Catarina e Petruchio na comédia romântica "O Cravo e a Rosa", com elenco de peso e direção de Pedro Vasconcelos. A peça chega a Brasília nos dias 25, 26 e 27 de abril, no Teatro Unip, com produção da FV Produções, Grupo Globo e Deca Produções. Ambientada na São Paulo dos anos 1920, a trama mistura humor, romance e crítica social, abordando temas como o voto feminino e a igualdade de gênero. Patrocinada pela Brasilcap via Lei Rouanet, a montagem retoma o clássico de Walcyr Carrasco, inspirado em Shakespeare, com sessões repletas de emoção e acessibilidade ao público. Ingressos a partir de R$ 75,00. Não recomendado para menores de 10 anos.

Curso teatral gratuito

A partir de 22 de abril, Taguatinga recebe a 2ª edição do projeto Taguá em Cena, oficina teatral gratuita idealizada pelo ator e diretor André Araújo. Com quatro meses de duração, as aulas acontecem às terças e quintas, das 19h às 22h, no Centro Cultural RIA. São 25 vagas para maiores de 15 anos. As inscrições vão até o dia 22. O curso busca ampliar o acesso ao teatro, desenvolver habilidades como comunicação e leitura, e promover saúde integral.

CINEMA

Brasília no Cinema

Em comemoração ao aniversário de Brasília, o Cine Brasília apresenta mostra gratuita Brasílias em Cena, reunindo 13 filmes que têm a cidade como protagonista. As sessões ocorrem de 19 a 21 de abril, com entrada por ordem de chegada. A programação inclui longas como Manual do Herói, Branco Sai, Preto Fica, Somos Tão Jovens e o documentário Democracia em Vertigem, além de curtas e sessões acessíveis. No dia 22, às 20h, o cinema comemora seu próprio aniversário com a exibição de Psicose, de Hitchcock, em versão restaurada.

Via Sacra

Via Sacra de São Sebastião

Nesta Sexta-feira Santa, 18 de abril, o Morro Bela Vista, em São Sebastião, recebe a 33ª Via Sacra, encenada pelo Instituto Chinelo de Couro. O evento gratuito une fé, arte e comunidade em torno da Paixão de Cristo. A programação inclui a Celebração do Beijo da Cruz, às 15h, e a encenação principal, às 17h30. Com mais de 170 envolvidos, a montagem conta com jovens da região e promove inclusão e cidadania.

FESTA

Ocupa BSB 65

Prepare-se para um feriado repleto de cultura, arte e sabor! O "Super Quadra Viva" faz parte da programação do "Ocupa BSB 65" que acontecerá durante todo o feriado, oferecendo uma experiência única que valoriza os estabelecimentos locais e promove a interação entre a comunidade. Nesta sexta-feira (18), é a vez da Superquadra Norte 215 e 216, conhecida carinhosamente pelos brasilienses como "Ponta Norte" ou "baixo Asa Norte", receber um dia repleto de atividades.A programação começa às 9h com a oficina do coletivo Bordas de Luta, seguida por uma revigorante aula de yoga às 9h30. Às 10h, a Maldita Geni traz um encontro de joalheiras, enquanto a Prefeitura da 216 Norte organiza uma gincana para as mães às 10h30. A partir das 11h, a Creativus e a Creperia Oui Oui promovem uma roda de conversa sobre criatividade e o brincar, e às 11h30, o Bem QT Quis sediará a feira Mapas de Afeto, além do lançamento do livro "Ipês não são domésticaveis" da jornalista Waleska Barbosa.

EXPOSIÇÃO

Frequências Urbanas

Após 10 anos da bem-sucedida exposição 'Street Art - Um Panorama Urbano', a CAIXA Cultural revisita a cena global da arte urbana com o projeto 'Frequências Urbanas - uma voz única no diálogo coletivo', em exposição de abril a julho de 2025 em Brasília. A arte urbana, ou street art, é uma das principais formas de expressão visual no mundo, e a mostra reúne artistas renomados de diversas culturas, como brasileira, francesa, congolesa e norte-americana, promovendo intercâmbio cultural e reflexão sobre temas como identidade, resistência e desigualdade social.

"Brasília - Da Utopia à Capital"

Depois de passar por 15 cidades na Europa, Ásia e América do Sul, a exposição "Brasília - Da Utopia à Capital" chega a Marselha, França, como parte do Ano do Brasil na França e dos 65 anos de Brasília. Com curadoria de Danielle Athayde, a mostra será aberta no dia 19 de abril na Galerie Kolectiv 313, localizada no Cité Radieuse, projeto modernista de Le Corbusier. A exposição apresenta cerca de 300 obras, incluindo maquetes de Oscar Niemeyer, desenhos do plano urbanístico de Lúcio Costa e esculturas de artistas como Maria Martins e Alfredo Ceschiatti, além de fotos de Marcel Gautherot e Mario Fontenelle. A Coleção Brasília, formada pelos pioneiros Izolete e Domício Pereira, destaca o espírito modernista das décadas de 1950 e 1960. A curadoria propõe também uma reflexão sobre a arte contemporânea da cidade.