Por:

Projeto de ciclismo gera inclusão em MT

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) vai promover o projeto social Pedal Além da Visão. O evento, que acontece a partir do dia 20 de fevereiro, reúne ciclistas com deficiência visual para percorrer até cerca de 38 quilômetros, ao longo das ruas de Cuiabá, capital do estado.

O programa disponibiliza bicicletas duplas e triplas para realizar o trajeto. O atleta do Goalball (esporte exclusivo para deficientes visuais) Tiago Lima é o idealizador da iniciativa. Ele conta que a ideia surgiu durante a pandemia, como uma forma de passar o tempo e praticar atividade física. No início, ele pedalava com amigos que já conhecia.

Com o tempo, mais pessoas se reuniram com Tiago e viabilizaram o projeto. Atualmente, a equipe é coordenada por Tiago, junto com o também atleta de Goalball Jonas Silva e a pedagoga Zayre Lavor, que atuam como guias dos atletas com deficiência visual.

"Graças ao projeto, diversas pessoas com deficiência visual tem a oportunidade de praticar o esporte em bicicletas adaptadas, mantendo assim a qualidade de vida, auxiliando na saúde como um todo, sendo também um momento de socializar e fazer amizades. Para muitos é uma terapia mental, de prevenção e tratamento da ansiedade e a depressão", afirma Tiago.

Os participantes mais experientes vão sair às 19h da terça-feira (20), com previsão de percorrer os 38 quilômetros. Já na quinta-feira (22), o projeto vai ser direcionado aos novos integrantes, em um percurso menor, que prevê a passagem em lugares públicos, como o Parque Tia Nair e o Parque das Águas, durante o percurso.

O projeto é uma forma de promover esporte e lazer com acessibilidade e inclusão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.