Mato Grosso investe em atletas de base
O Programa Olimpus, do governo do Mato Grosso, beneficia atletas e técnicos do estado desde o ano de 2020. Apenas no início deste ano, 13 atletas mato-grossenses de diferentes modalidades e que fizeram parte da iniciativa foram convocados para competições e treinamentos a nível de Seleção Brasileira. Como exemplo, a atleta Lissandra Maysa, de Nossa Senhora do Livramento (38 km de Cuiabá), ganhou medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano Indoor de Cochabamba, na Bolívia.
Lissandra atingiu a marca de 6,49 metros no salto em distância. Atualmente, a atleta compete em uma temporada indoor europeia, que teve início em 2 de fevereiro e se estende até 4 de março.
Ao todo, o governo do estado investiu cerca de R$ 12 milhões no Programa Olimpus, que fornece auxílios para atletas e técnicos, a fim de valorizar o trabalho dos esportistas.
"Nossos esportistas têm nos representando muito bem mundo a fora e suas conquistas e dedicação são o que nos move", afirmou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer Jefferson Carvalho Neves.
Dois atletas de Barra do Garças (512 km de Cuiabá) vão participar do Campeonato Pan-Americano de Cross Country, no próximo sábado (24), na cidade de San Juan Opico, em El Salvador. Jânio Marcos Varjão e João Pedro Alves vão ter a oportunidade de conseguir uma vaga para o mundial da modalidade. No cross country, os atletas correm em um terreno aberto ou acidentado, em percursos que podem incluir até relva, lama, mata ou água.
Os bolsistas Bárbara Martins, do vôlei de praia, e Raphael Duarte, do wrestling, também obtiveram resultados expressivos, ao serem convocados para as seleções brasileiras nas suas respectivas modalidades.