CLDF enviará recursos para obras de drenagem na UnB

Universidade ficou inundada devido às chuvas do último dia 9

Por

Líderes partidários prometeram reunir esforços para recuperação do campus

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) irá destinar créditos suplementares para obras de drenagem na Universidade de Brasília (UnB). O Legislativo distrital também vai transferir parte dos recursos à Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP), que irá trabalhar na recuperação dos itens afetados pela inundação que atingiu o campus, no último dia 9.

O projeto coordenado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) prevê melhorias na drenagem das vias que ficam próximas à universidade. Já a FAP vai concentrar esforços na recuperação do Departamento de Física, que foi o mais afetado pelas chuvas.

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, esteve reunida com representantes partidários da CLDF. A reunião foi articulada pelo deputado Gabriel Magno (PT), presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura, que destacou a importância da universidade para a população do DF. Na ocasião, o presidente da Câmara, deputado Wellington Luiz (MDB), garantiu rapidez nas ações do Legislativo para atender às demandas de infraestrutura na universidade. O parlamentar também reforçou que irá entrar em contato com representantes do Legislativo federal, para que o Congresso Nacional também auxilie a fomentar as medidas necessárias.

O diretor do Instituto de Física (IF), Olavo Filho, esteve no encontro. Ele afirmou que por pouco a universidade não sofreu avarias piores, já que a ação rápida de um funcionário conseguiu evitar a explosão de equipamentos.

A FAP deve receber cerca de R$ 3 milhões, que foram solicitados pela reitora. O presidente da CLDF salientou que os recursos serão repassados com urgências. Márcia informou que também busca R$ 20 milhões junto ao Ministério da Educação para a construção de um novo Departamento de Física, que atualmente está no Instituto Central de Ciências (ICC), complexo mais afetado pela inundação. Durante a reunião, o deputado Thiago Manzoni (PL) sugeriu a aprovação de um projeto que permite o investimento da iniciativa privada em equipamentos públicos.

O deputado Max Maciel (Psol) cobrou ações do executivo, para atender às demandas da universidade. A UnB conta atualmente com aproximadamente 50 mil estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação. Os deputados Iolando (MDB), João Cardoso (Avante) e Paula Belmonte (Cidadania) também estiveram presentes na reunião.