Os empreendedores do estado do Mato Grosso que têm interesse em investir em energias renováveis podem recorrer à agência de fomento Desenvolve MT. Os créditos para estimular os investimentos do tipo são disponibilizados há oito meses no estado. Nesse tempo, foram concedidos R$ 4,5 milhões em fomento para o uso de energia solar, o que faz o Mato Grosso alcançar cada vez mais um lugar de destaque no setor.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o estado é um dos que mais promove a instalação de sistemas fotovoltaicos em todo o país e ocupa a quinta posição no ranking nacional. Foram mais de 1,5 gigawatt instalados na geração própria de energia solar.
O uso da energia solar é atrativo para uma ampla gama de negócios, visto que gera economia de energia e acaba por influenciar no custo de produção. Os setores que mais solicitaram crédito na Desenvolve MT foram, respectivamente: comércio varejista de alimentos e academias de ginásticas, devido ao alto custo de energia com sistemas de refrigeração.
O empresário Márcio Henrique Rodrigues de Lima, de 30 anos, foi um dos que aproveitaram a linha de crédito da Desenvolve MT para investir no projeto de instalação de painéis solares para sua academia. Este foi o segundo investimento do empresário junto à agência de fomento. A empresa de Márcio possui 92 placas solares instaladas, com potência que deve gerar cerca de 7mil KWH, o suficiente para atender a demanda do local e ainda gerar energia para outros dois estabelecimentos. Com o investimento, o empresário terá uma economia mensal, nesse primeiro momento, de R$ 1.500. "A expectativa é que esse valor aumente depois de quitar o financiamento", disse o empresário.