Campo Grande ouve mulheres deficientes

Por

O município de Campo Grande organizou uma reunião com mulheres deficientes e suas cuidadoras. O objetivo do encontro foi abordar pautas de interesse do grupo, que teve a oportunidade de falar diretamente com representantes da Secretaria de Estado da Cidadania e da Defensoria Pública Estadual.

O evento fez parte das ações da campanha do mês de março intitulada de "Mulheres em Foco: Todas Diferentes, Todas Importantes". O encontro foi realizado de forma híbrida, presencial e também com participação online. Durante a abertura, Telma Nantes de Matos, Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, ressaltou a importância do diálogo.

"Hoje, Mato Grosso viveu um momento histórico, com o primeiro encontro das mulheres com deficiência. Um encontro com pautas muito importantes, significativas e emblemáticas postas sobre a mesa para discussão", afirmou.

A iniciativa ofereceu um espaço de escuta e troca, em que as mulheres participantes se sentiram confortáveis para partilhar experiências pessoais relacionadas a temas, como violência, saúde, educação e outros. "Nada sobre nós sem nós" é um lema muito utilizado entre as pessoas com deficiência, que representa justamente a participação do grupo na criação das políticas que o afetam. A representante das mulheres com deficiência visual Astrogilda Maria José reforçou a importância do encontro. "Esse momento nos permite adquirir mais conhecimento sobre nossos direitos e assim nos tornar multiplicadoras, para que sejamos porta vozes dessas informações, dos locais de serviços, de orientações. Além de possibilitar essa troca de experiências", finaliza. O encontro frisou em políticas para atender os 79 municípios do estado.