Por:

Golpistas dão prejuízo de 470 mil em Brasília

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou uma operação para desarticular uma organização criminosa suspeita de aplicar golpes através da clonagem de sites de leilões de carros. O grupo, que segundo a PCDF operava há pelo menos cinco anos, é responsável por cerca de 540 websites falsos. Em Brasília, os prejuízos estimados das vítimas chegam a R$ 470 mil.

A quadrilha, de início, selecionava sites legítimos de empresas renomadas do ramo de leilões de veículos, a fim de replicá-los com a extensão ".net" ao invés de ".com.br". Em seguida, contratavam empresas de marketing digital para impulsionar esses endereços falsos nos mecanismos de busca, de modo que, ao procurar pela empresa real, o site clonado aparecia nos primeiros resultados de pesquisa.

As vítimas, ao acessarem os sites falsos, acreditavam estar interagindo com a empresa legítima e realizavam os pagamentos dos lances. Posteriormente, muitas delas recebiam notas falsas de arrematação e percebiam o golpe apenas meses depois, quando os carros não eram entregues, e os criminosos bloqueavam os números de telefone.

Na 9ª DP, em Brasília, foram registradas 10 ocorrências, totalizando um prejuízo de, ao menos, R$ 470 mil.

O líder da organização, Lucas Fernando Simões, fugiu para os Estados Unidos, onde supostamente mantém uma empresa de aluguel de carros em Miami, financiada com o dinheiro obtido dos golpes no Brasil. O escritório que o grupo usava de base fica no município paulista de Santo André.

Todos os envolvidos foram indiciados por participação em organização criminosa, lavagem de dinheiro e dezenas de fraudes eletrônicas, sujeitos a penas que podem ultrapassar 30 anos de reclusão.