DF faz capacitação para situações de risco

Por

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), deu início a uma nova fase de capacitação de voluntários. O curso aconteceu no Varjão e contou com a participação de 25 pessoas, divididas em dois grupos. O objetivo central é formar multiplicadores aptos a identificar ameaças naturais, a agir eficazmente em situações de desastre e a fornecer apoio em ações preventivas nas comunidades em que atuam.

Além disso, os voluntários foram orientados sobre como lidar com situações que demandam a distribuição de alimentos e materiais às famílias afetadas em caso de emergência. O curso é gratuito e voltado para líderes comunitários que residem em áreas de risco, equipes de obras das administrações regionais e agentes de segurança privada interessados em adquirir conhecimentos sobre defesa civil.

A capacitação já foi realizada em diversas localidades, como Estrutural, Pôr do Sol/Sol Nascente, Planaltina, Santa Maria, São Sebastião, Arniqueira, Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Águas Claras. "Achei muito importante, porque traz uma capacitação e expertise para nós, cidadãos, atuarmos em situações de desastre e vulnerabilidade", comentou Manuel Messias, um dos participantes do curso no Varjão.

O secretário de Segurança Pública Sandro Avelar enfatizou a importância da participação da comunidade no programa. "É essencial preparar pessoas da comunidade para atuar, pois são elas que melhor conhecem a realidade de sua cidade e podem ser o elo entre a Defesa Civil e os moradores", destacou. Ele ainda salientou a importância dos conselhos comunitários.