Por:

DF amplia cobertura de leite materno

No Distrito Federal, todas as crianças internadas em unidades de terapia intensiva (UTIs) neonatais da rede pública recebem leite humano. Em comparação com os demais entes federativos, a região é a única com essa característica. O feito foi possível graças à doação de 22,2 mil litros, que beneficiam mais de 15,5 mil pequenos pacientes. Neste ano, a meta é estender a cobertura para abranger também as crianças internadas nas unidades de cuidados intermediários (Ucins) e aquelas que necessitam de suplementação nutricional nos primeiros dias de vida.

A ampliação do público foi anunciada durante o lançamento da campanha anual de doação de leite humano. A ação é promovida pelo Ministério da Saúde e ocorreu no Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib). Sob o lema "Vida em cada gota recebida", a campanha destaca um vídeo publicitário que será amplamente divulgado nos próximos meses para incentivar as doações. Mariane Curado Borges, coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), enfatiza a força da política de divulgação.

"O fato da campanha ser nacional dá mais visibilidade ao tema e fortalece as iniciativas locais. Assim, conseguimos alcançar mais pessoas", disse Mariane.

O evento contou com a participação de doadoras, como Ana Paula Quintão, contadora e mãe de Ana Lua, de três meses. "A doação de leite materno pode ser crucial para as vidas das crianças internadas. Mesmo que você ache que não tem muito leite, para elas, qualquer quantidade é valiosa", afirma Ana Paula, que já doou seis recipientes de 375 mililitros em uma única semana, o suficiente para alimentar dezenas de bebês recém-nascidos. Ela mantém a regularidade das doações.