Por:

Comissão manifesta apoio à greve no DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) iniciou um debate sobre as perspectivas e os desafios do ensino superior. A discussão ocorreu durante uma reunião extraordinária da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), na segunda-feira (27). Os representantes das principais instituições de ensino superior do Distrito Federal estiveram presentes, incluindo a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade do Distrito Federal (UnDF) e o Instituto Federal de Brasília (IFB), além de estudantes.

Presidindo a comissão, o deputado Gabriel Magno (PT) ressaltou a relevância do tema, destacando que, embora seja uma questão de alcance nacional, é essencial que o Legislativo local se envolva na discussão para promover o desenvolvimento regional de forma eficaz.

Durante o debate, foram identificados diversos desafios enfrentados pelo ensino superior na região, como a desvalorização das universidades públicas e de seus profissionais, além da carência de assistência estudantil para combater a evasão.

Segundo os presentes, tais preocupações motivaram a greve nas instituições federais de ensino, e, em solidariedade a esse movimento, o presidente da CESC se comprometeu a enviar uma nota oficial ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), defendendo as demandas dos trabalhadores da educação superior.

Eliene Novaes, da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (AdUnB), enfatizou a importância das universidades na produção de conhecimento para toda a sociedade. Já Henrique Zanata, do Sindicato Nacional dos Servidores Federais na Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe Brasília), alertou para a fuga de talentos das instituições públicas.