Por:

GDF inaugura anel viário do Burle Marx no Noroeste

O governo do Distrito Federal (GDF) entregou o anel viário do Parque Ecológico Burle Marx, acompanhado da implantação de uma nova rede de distribuição subterrânea. As obras, que conectam Noroeste e Asa Norte, objetivam melhorar a infraestrutura e a mobilidade da região.

O governador Ibaneis Rocha, presente na cerimônia de inauguração, destacou que a estrutura faz parte de uma das promessas do governo para o Noroeste. "Essa entrega é parte de um esforço contínuo para promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida em toda a cidade", afirmou.

Izidio Santos Junior, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (Terracap), ressaltou a importância estratégica dessas melhorias, que estavam previstas desde o planejamento original do bairro. "Essas obras são fundamentais para melhorar a mobilidade e promover o crescimento ordenado da região", afirmou.

Além da entrega do anel viário e da rede de distribuição subterrânea, o governador Ibaneis Rocha anunciou novas iniciativas para o Noroeste, incluindo a requalificação do parque e o lançamento de um segundo viaduto. Para financiar o novo complexo viário, será investido aproximadamente R$ 35 milhões, em uma parceria entre a Terracap e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A nova infraestrutura visa resolver problemas de tráfego crônicos na saída do Noroeste — na DF-010.

"O bairro do Noroeste cresceu limitado por acessos. Com a construção do viaduto na saída da Epia, a gente já vai melhorar muito, mas tinha a necessidade desse novo complexo que sairá ao lado do Setor Militar Urbano", destacou o presidente do DER, Fauzi Nacfur Junior.

O anel viário do Parque Burle Marx possui 6,7 quilômetros de extensão, e a nova rede de distribuição subterrânea, que custou cerca de R$ 43 milhões, atenderá diretamente cerca de 50 edifícios em sete quadras do Noroeste.

As melhorias foram amplamente elogiadas pelos moradores, que destacaram a importância das obras para a qualidade de vida na região. Segundo o presidente da associação de moradores do Noroeste, Ricardo Pierry, a obra já era uma demanda antiga da população. "Os moradores já estavam esperando essa obra há muito tempo. Melhora o fluxo de veículos e facilita a vida de quem precisa ir à Asa Norte com frequência", pontuou Pierry, que mora no bairro desde 2018.