Por:

No DF, 130 ônibus têm pagamento digital

Desde o anúncio das mudanças no Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do transporte coletivo em 16 de maio, 134 ônibus das regiões de Taguatinga, Ceilândia, Park Way, Guará e Águas Claras estão operando em fase de teste com validadores habilitados para pagamentos eletrônicos. A iniciativa tem o intuito de modernizar o sistema de transporte público.

A partir de 1º de julho, os passageiros vão poder pagar as passagens de ônibus com cartões Mobilidade e Vale-Transporte, cartões bancários de débito e crédito, além de dispositivos móveis como smartphones, smartwatches e pulseiras inteligentes.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destacou que a transição será gradual para minimizar o impacto no dia a dia dos passageiros. "Iniciaremos a implantação em linhas onde o uso de dinheiro é menor e, conforme a adesão aumentar, expandiremos para outras linhas. Nossa projeção é alcançar 100% de automatização até o final do ano", explicou Gonçalves.

Dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) indicam uma redução significativa no uso de dinheiro em espécie para o pagamento das passagens. Em 2023, os pagamentos em dinheiro representavam 31% do total, enquanto em 2024, esse número caiu para 29%, evidenciando uma crescente adoção dos métodos eletrônicos.

Para os usuários do aplicativo BRB Mobilidade, as recargas dos cartões podem ser feitas via Pix, com créditos disponíveis em até cinco minutos. Atualmente, o sistema de bilhetagem oferece seis tipos de cartões: Mobilidade, Vale-Transporte, Estudantil, Especial, Criança e Sênior. Destes, apenas os cartões Mobilidade e Vale-Transporte permitem integração, possibilitando até três embarques no mesmo sentido em um período de três horas.