Servidores do GDF recebem capacitação
Servidores do governo do Distrito Federal e funcionários dos 16 restaurantes comunitários participaram de um treinamento em boas práticas de manipulação de alimentos. O objetivo é garantir a qualidade dos serviços prestados, melhorar a higiene dos alimentos e do ambiente, além de assegurar a segurança alimentar para os usuários.
A capacitação está sendo ministrada pela equipe técnica da Vigilância Sanitária em Saúde, vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES). O órgão é responsável por ações educativas e de fiscalização para eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde da população.
Participam do treinamento cerca de 30 nutricionistas, responsáveis técnicas das empresas contratadas pelo GDF para gerir os restaurantes comunitários. Os conteúdos abordados incluem a rotina de produção e distribuição de refeições, responsabilidade técnica, segurança dos alimentos, contaminação cruzada e o processo desde o recebimento até a distribuição dos alimentos. As nutricionistas são encarregadas de repassar os ensinamentos para todas as equipes dos estabelecimentos.
"O treinamento se traduz em qualidade nos serviços prestados, na qualidade do alimento e na segurança do usuário, proporcionando uma alimentação balanceada em condições de higiene e um ambiente seguro. Nosso foco é prevenir qualquer dano à saúde causado por alimentos contaminados," destaca Alessandra Machado, nutricionista da Gerência de Alimentos da SES e uma das instrutoras do curso.
Quase 50 servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que monitoram e fiscalizam os contratos das empresas terceirizadas, também estão sendo capacitados, para receber instruções diversas acerca da legislação.