Por:

DF tem aumento de animais resgatados

Por ser próximo de locais turísticos, o Distrito Federal causa o aumento do fluxo nas rodovias durante os feriados, por conta dos brasilienses que optam por viajar. O aumento do tráfego eleva o risco para a fauna silvestre. Só nos cinco primeiros meses de 2024, 1.501 resgates foram realizados pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) no DF, superando todo o ano de 2023, quando 1.478 animais foram resgatados.

Entre janeiro e maio de 2024, apenas oito animais morreram, comparado aos 26 do ano anterior. Entre as espécies resgatadas estão 75 pássaros baianos, 191 saruês e 48 jiboias. Quando acionada pelo 190, a polícia repassa os dados ao batalhão ambiental via Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).

Os agentes do BPMA então contatam a pessoa que fez a denúncia para confirmar as informações, garantindo que o transporte do animal seja seguro e necessário. "Essa triagem é necessária porque às vezes o animal não está mais no local, o que impacta nosso número limitado de equipes e viaturas", explica o tenente.

Se avistar animais em risco, siga os passos: pare em local seguro, sinalize o local, não se aproxime do animal, acione o batalhão pelo 190, e siga as instruções dos militares até a chegada da equipe de resgate.

Em um caso recente, o BPMA resgatou um lobo-guará em situação de risco, encaminhado para o Hospital e Centro de Reabilitação de Fauna Silvestre (HFAUS), referência no tratamento de animais silvestres no Distrito Federal. Thiago Marques, biólogo supervisor da unidade, alerta que retirar animais da natureza prejudica a biodiversidade e a variabilidade genética. Além disso, há risco de transmissão de zoonoses entre animais silvestres, domésticos e humanos.