Por: Mayariane Castro

Biblioteca Nacional sedia aulas pré-vestibular para idosos

Aulas gratuitas para idosos na biblioteca | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) oferece aulas gratuitas de redação para idosos que irão participar do vestibular 60+ para ingressar na Universidade de Brasília (UnB). São oferecidas 110 vagas a serem preenchidas para acompanhar as aulas que ocorrerão até o dia da avaliação, em 16 de junho. Os aulões ocorrem no auditório da BNB, e as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário virtual.

A primeira aula ocorre nesta quinta-feira (6) das 19h às 21h. Até o dia do vestibular, serão mais três encontros em dias e horários alternados para que mais pessoas consigam participar. Os encontros irão ocorrer no sábado (8), das 10h às 12h, na terça-feira (11) e na quinta (13), das 15h às 17h.

A iniciativa da Biblioteca Nacional ocorre pela segunda vez. Na edição prévia do vestibular em janeiro, aulas gratuitas também foram ofertadas ao público idoso. As aulas são ministradas pelos professores Pedro Lima e Joana Melo, que buscam oferecer o melhor apoio e ter uma alta taxa de aprovação dos alunos das aulas gratuitas. Para o vestibular 60+, serão concorridas 216 vagas em 60 cursos de graduação na UnB.

Nova oportunidade

Maria de Lourdes, 63 anos, artesã aposentada, quer cursar Artes Visuais na UnB. Após a criação do vestibular 60+, ela reviveu o sonho esquecido de fazer uma faculdade e poder estudar de forma digna. Ela explica que não teve oportunidade de poder seguir o seu sonho porque, por ser mãe muito nova, teve que cuidar do lar e da família em vez de poder estudar na época em que era jovem.

“Não me culpo e não me arrependo de nenhuma escolha que fiz, porque sempre há um novo dia. Comecei a fazer cursinho preparatório com medo. Pensei que eu não seria capaz de conseguir por fazer tanto tempo que tive contato com os conteúdos e também, por todas as mudanças de currículo que aconteceram de lá pra cá. Porém, tem sido um bom processo. Estou com boas expectativas sobre as aulas de redação porque é muito animador conhecer outras pessoas com o mesmo sonho que o meu”, relata a artista.