Por:

Técnica usada no HRT detecta doenças

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) disponibiliza um procedimento para o diagnóstico e tratamento de doenças no fígado, vesícula biliar, vias biliares e pâncreas: a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE). Também conhecida como colangiografia endoscópica, a CPRE é uma técnica avançada que facilita o atendimento a pacientes.

Indicada para pacientes com cálculos biliares e para aqueles que, após um transplante, necessitam de cuidados especiais, a CPRE é coordenada pelos médicos Flávio Hayato e Cláudio Soares de Melo no HRT, e também está disponível no Hospital de Base. O procedimento é minimamente invasivo e pode substituir cirurgias mais complexas. Além de aliviar os sintomas como icterícia, olhos amarelados e dor abdominal, o procedimento é crucial no planejamento de tratamentos oncológicos.

"A CPRE é uma técnica versátil que combina procedimentos endoscópicos, cirúrgicos e radiológicos para diagnosticar e remover cálculos biliares", explicou André Luiz Ferreira, endoscopista do HRT. O hospital realiza cerca de 20 CPREs por mês.

Gonçala Caridade, 24 anos, foi uma das pacientes beneficiadas pela CPRE para remoção de pedras na vesícula biliar. "Estou feliz de estar em boas mãos", compartilhou. O enfermeiro Isac Gonçalves, que auxilia no procedimento, ressaltou a gratificação de ver pacientes com múltiplos cálculos retornarem para casa sem dor e náuseas.

O procedimento também aumenta a eficiência do sistema de saúde, já que promove a rotatividade de leitos no HRT e proporciona um atendimento mais ágil. "Este equipamento é fundamental, pois pode servir como ponte para tratamentos cirúrgicos, oncológicos ou endoscópicos definitivos", destacou André Ferreira.