Por: Da Redação

Aplicativo garante segurança a conselheiros tutelares

Aplicativo dará mais proteção aos conselheiros do Distrito Federal | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Foi lançado na última semana o aplicativo Proteger é Nosso Dever!, pelas secretarias de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) e de Segurança Pública do DF (SSP-DF), para proteger conselheiros tutelares em situação de risco. Pela plataforma, os profissionais poderão acionar a Polícia Militar do DF de forma prioritária em caso suspeito de perigo.

Para utilizar o aplicativo, o conselheiro deverá realizar um cadastro na SSP-DF e o baixar em seu dispositivo móvel após. Em situações de emergência, após realizar o pedido de ajuda, uma ocorrência será gerada automaticamente e, a partir daí, o tratamento terá prioridade sobre outros casos. Assim, a viatura mais próxima se deslocará de imediato até o local para fornecer apoio e interferir em casos mais graves.

“Nós conseguimos criar uma medida protetiva para os conselheiros com um aplicativo exclusivo. Isso é resultado de um governo integrado que trabalha junto, com a participação de todos”, diz Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF. Ele também diz que o aplicativo foi inspirado em outros projetos de segurança que estão em vigor no DF e tiveram resultados positivos, como o programa Viva Flor, especializado em casos de violência doméstica.

Mais suporte

Além do aplicativo, o GDF também lançou o projeto Cuidar é Nossa Missão!, que vai oferecer atendimento psicológico gratuito aos conselheiros tutelares do DF. Ambos projetos fazem parte da política pública que busca a proteção e a integridade dos profissionais no exercício da profissão.

Em caso de ameaças ou lesões corporais de algum modo, medidas administrativas e legais serão tomadas para proteger os conselheiros tutelares em atuação. Atualmente, o DF possui 220 conselheiros titulares, que atuam em 44 unidades distribuídas nas 35 regiões administrativas.

*com informações da Agência Brasília