Por: Da Redação

Cine Brasília oferece curso gratuito sobre mercado audiovisual

Após reforma, cine reabriu com nova gestão | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Na quinta-feira (20), o Cine Brasília terá o Masterclass Distribuição e Mercado com o diretor da distribuidora Vitrine Filmes, Felipe Lopes, como a primeira atividade sob a nova gestão do cinema. A Organização da Sociedade Civil (OSC) Box Cultural e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) assumem a nova administração do espaço.

O curso acontece de forma gratuita e ocorre pela parte da manhã, com duas horas de duração. Além disso, haverá emissão de certificados assinados pela equipe e pelo palestrante. Segundo informações do curso, os participantes discutirão as oportunidades no mercado audiovisual nacional e global, do ponto de vista da distribuição e exibição de conteúdo, principalmente após o contexto da pandemia de covid-19. que mudou o cenário cultural.

“É um curso importante não apenas para quem trabalha na comercialização de filmes, mas para todos os interessados em realizar cinema. Entender estratégias de comunicação da obra com o público final é fundamental para o alinhamento de expectativas e uma maior chance de sucesso para um filme. Além disso, abre olhares para compreender o cenário atual do mercado audiovisual brasileiro e como podemos enfrentar desafios de concorrência e luta por políticas públicas amplas para o setor”, defendeu o diretor.

Gestão em novidades

A gestão compartilhada do Cine Brasília tem a duração de três anos conforme contrato firmado. O curso gratuito faz parte da programação do cinema para o Dia do Cinema Brasileiro, que é celebrado na próxima quarta-feira (19). Além do curso, haverá apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, exibição do filme “Meu sangue ferve por você”, biografia do cantor Sidney Magal, dirigida por Paulo Machline, e roda de conversa com atores convidados.

Cinema nacional

Depois de dois meses fechado por conta de reformas e renovação do contrato de gestão, o Cine Brasília retomou as atividades no final do mês de abril, porém de forma reduzida. Em comemoração ao aniversário de 64 anos de Brasília, o local contou com uma mostra de cinema exclusiva com apenas produções brasilienses na programação até o final de maio.

*com informações da Agência Brasília