Por: Mayariene Castro

3 Chicos dão parabéns ao xará que motiva banda do DF

A banda brasiliense dá parabéns ao seu guru | Foto: Divulgação

“Estava à toa na vida, o meu amor me chamou pra ver a banda passar cantando coisas de amor”. Este trecho é de uma das músicas mais famosas do compositor, cantor e escritor Chico Buarque, que completa 80 anos nesta quarta-feira (19), um dos maiores nomes da cultura brasileira. Ele é a inspiração que fez com que a banda brasiliense 3 Chicos nascesse da vontade de perpetuar a cultura nacional.

O cantor e percussionista Negro Grilo, natural de Recife (PE), explica que o nome da banda surgiu da junção dos três integrantes do grupo. “Surge dessa junção, onde cada um tem uma interpretação única e pessoal das músicas de Chico Buarque. Além disso, queríamos transmitir a ideia de uma homenagem tripla ao legado desse grande compositor brasileiro”.

A banda completa um ano de existência no mês de junho, mesmo mês do aniversário de Chico Buarque. “Ela [a banda] foi criada especificamente para celebrar e homenagear Chico Buarque. Ela começou a tomar forma quando percebemos o quanto Chico influenciou nossas vidas pessoais e profissionais, e como suas músicas têm um impacto duradouro na cultura brasileira”, disse o músico.

Com autenticidade, o trio de artistas performa apenas músicas de Chico Buarque em seu repertório musical. Esta ideia é fruto da grande admiração que os três possuem pelo compositor. O pernambucano explica que eles gostariam de explorar todas as nuances e riquezas das obras de Chico.

“Chico Buarque é uma referência essencial para todos nós da banda. Suas letras poéticas, melodias envolventes e sua capacidade de contar histórias através da música são fontes constantes de inspiração. Para a banda, Chico é alguém que moldou gerações e cujo legado é fundamental para nossa própria identidade musical”.

Conexão artística

Além de Chico Buarque, há outros artistas que inspiram e influenciam as obras da banda. Nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Jobim e Milton Nascimento são algumas das inspirações que eles puderam citar. Para o trio, a banda e a forma que a cultura brasileira é manifestada através desta arte é mais que singular.

“Para nós, a música vai muito além de simplesmente tocar instrumentos e cantar. Ela é uma forma de expressão profunda, uma maneira de conectar emoções, contar histórias e transmitir mensagens importantes. A música nos permite explorar diferentes culturas, estilos e sentimentos, e através dela podemos compartilhar nossa paixão pela arte com o público”.