Por: Mayariane Castro

Linhas de ônibus do DF deixam de aceitar dinheiro

Proibição do dinheiro nos ônibus começou em 52 linhas | Foto: João Cardoso/Agência Brasília

Nesta segunda-feira (1º), 52 linhas de ônibus do sistema de transporte público coletivo do Distrito Federal deixaram de aceitar dinheiro como método de pagamento. O decreto oficial que informava sobre a alteração foi publicado em maio e, agora, os passageiros dessas linhas devem utilizar apenas meios eletrônicos. Serão aceitos cartões de transporte público, como o cartão mobilidade e passe estudantil, e cartões bancários de débito e crédito apenas por aproximação.

Ao todo, das 52 linhas que passam pela mudança, 10 são administradas pela Viação Piracicabana, 15 da Pioneira, 7 da Urbi, 10 da Marechal e 10 da BsBus. Cidades do entorno do DF não foram afetadas pelo decreto e ainda recebem pagamento em dinheiro em espécie. Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semobi) do DF, a medida busca trazer mais modernidade, segurança e praticidade aos usuários. Segundo a Semobi, a proibição do uso de dinheiro será aplicada de forma gradativa e, neste primeiro momento, abrange 5,65% das 919 linhas em circulação.

Locomoção

A notícia das alterações tem sido divulgada nos últimos meses. Porém ainda assim, gerou confusão no primeiro dia da medida em vigor. A aposentada Fátima Silva, moradora de Planaltina, foi surpreendida durante a manhã desta segunda-feira (1) ao não poder embarcar no ônibus que pega todos os dias por estar apenas com dinheiro em espécie para pagar.

“Eu não sei como vou fazer. Minha neta cuida das minhas contas e não sei como usar esses diferentes. Vou ter que pedir para ela fazer um cartão para mim. Dinheiro na bolsa agora só para comprar outras coisas. Mas hoje não consegui chegar a tempo para minha sessão de fisioterapia, não sabia que não seria aceito de forma alguma dinheiro no ônibus. Isso é errado, né? Estão interferindo no nosso meio de transporte”, lamenta a aposentada.

Apoio

Para facilitar os novos métodos, há 128 postos de atendimento disponíveis para recarga e solicitação de cartões de bilhete para serem utilizados. Para realizar a criação dos cartões, são aceitos pagamentos em dinheiro, cartões de crédito e débito e apenas os postos disponíveis. Além disso, o aplicativo BRB Mobilidade permite a aquisição de créditos de transporte via PIX. Com esta recarga, é preciso aguardar um tempo para o saldo ser validado no aplicativo, não sendo imediato mesmo com o PIX.