Por: Mayariane Castro

No primeiro dia, uso do dinheiro cai somente 5,5% nos õnibus

Passageiros seguem usando dinheiro para pagar passagens, na prática | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

No primeiro dia de operação do sistema de pagamento 100% eletrônico em 52 linhas de ônibus do transporte público do Distrito Federal, a proporção de passagens pagas em dinheiro reduziu de 24,9% para 19,4%. Ou seja, o balanço do início do processo aponta para uma resistência ainda dos passageiros em aderir ao novo modelo. Este movimento representou uma queda de 5,5% no volume total de tarifas pagas em espécie no sistema.

Por conta disso, cobradores acabaram aceitando o pagamento em espécie nos veículos para evitar que os passageiros acabassem sem transporte. A medida está sendo implantada de forma paulatina. Iniciou-se em 52 linhas e, como se viu, ainda sem muito rigor quanto á proibição de fato do dinheiro em espécie.

Apesar disso, o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, observou uma adesão considerável da população ao novo sistema eletrônico, tanto para o pagamento das passagens com cartões bancários (débito ou crédito) quanto para a recarga do Cartão Mobilidade via PIX.

No que diz respeito às recargas, Zeno destacou que no primeiro dia de implementação do sistema eletrônico, 24.483 pessoas optaram pelo PIX para recarregar o Cartão Mobilidade. Esse número representou um recorde de movimentação diária, marcando uma mudança significativa no comportamento dos usuários em comparação ao ano anterior, quando apenas 8% das recargas eram feitas de forma digital.

Em dobro

Junho de 2024 também se destacou como o mês com o maior número de emissões de Cartão Mobilidade no Distrito Federal, totalizando 24.144 unidades emitidas. Esse número dobrou em relação a junho de 2023, que registrou 12.384 emissões. No primeiro dia de julho, os postos de atendimento aos usuários bateram recorde ao emitirem 1.878 novos cartões.

Com a implementação do sistema 100% eletrônico, o governo do DF adicionou 30 novos pontos de atendimento para usuários do Cartão Mobilidade, incluindo unidades do Na Hora em Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Gama e Riacho Fundo. Além dos pontos do BRB Mobilidade, as concessionárias do transporte público do DF também estão autorizadas a emitir e recarregar o cartão, principalmente nos terminais rodoviários.

*com informações da Semob