Por: Mayariane Castro

Brasília é a melhor capital do país para se viver

Ampla, bonita, arborizada: Brasília tem qualidade de vida | Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

O Instituto de Pesquisa Sociais (IPS) Brasil divulgou um levantamento que avaliou Brasília como a capital com melhor qualidade de vida. A pesquisa analisou mais de 300 indicadores, selecionando 52 fontes de dados de órgãos oficiais e institutos de pesquisa renomados, como DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, e Mapbiomas, entre outros.

Com um índice de 71,25 em um máximo de 100, Brasília foi apontada como a capital brasileira com a melhor qualidade de vida, seguida por Goiânia, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba. Além disso, a capital federal ocupa também a segunda posição no ranking total de municípios, perdendo apenas para Gavião Peixoto (SP).

Especialistas destacam que Brasília se destaca pela excelente rede de serviços e infraestrutura, além da renda per capita significativamente superior em comparação com outras capitais brasileiras.

A pesquisa divulgou também um ranking dos estados. Nesse caso, os que figuram no top 5 de melhor qualidade de vida são São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Goiás, demonstrando um padrão elevado em vários aspectos socioeconômicos.

Por outro lado, os municípios com pior desempenho estão localizados em Roraima, com Uiramutã e Alto Alegre destacando-se negativamente. O Pará também aparece com municípios como Trairão, Bannach e Jacareanga entre os piores no índice de qualidade de vida.

Avaliação

O estudo do IPS Brasil visa oferecer uma visão abrangente e comparativa sobre as condições de vida nas diferentes regiões do país, destacando áreas que precisam de maior atenção e investimento para melhorar os padrões de bem-estar da população. O órgão avalia um conjunto de indicadores agrupados em três grandes dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades para traçar um quadro completo da qualidade de vida dos municípios.

O IPS utiliza dados socioambientais e de resultados, tendo foco não na quantidade de infraestrutura ou recursos investidos em um município, mas sim se esses investimentos estão gerando impactos positivos para a população. Dentro das análises, o IPS baseia-se em dados públicos recentes, acessíveis a todos os municípios brasileiros, divulgados e apurados apenas por órgãos oficiais.