Por: Mayariane Castro

Na novela do dinheiro proibido, ônibus terão nova opção de bilhetagem

Bilhete avulso dispensa cadastro para cartão no pagamento da passagem | Foto: Lúcio Bernardo Jr.

Enquanto tenta implantar o polêmico novo sistema que proíbe o uso de dinheiro em espécie nos ônibus, a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob) vai testando novas modalidades de pagamento. Na sexta-feira (5), foi publicada no Diáro Oficial do Distrito Federal portaria que permitirá o acesso aos ônibus com bilhetes avulsos. É uma forma encontrada para permitir que se possa utilizar o transporte público sem a necessidade de cadastro para fazer os Cartões Mobilidade. Esses bilhetes poderão ser comprados em dinheiro. Mas isso não acontecerá dentro dos ônibus por intermédio dos trocadores. A iniciativa visa oferecer mais flexibilidade no pagamento das passagens com dinheiro em espécie.

Segundo a nova regulamentação, não será necessário realizar cadastro prévio no BRB Mobilidade para utilizar o bilhete avulso. Estes bilhetes estarão disponíveis nos mesmos pontos de venda e recarga dos Cartões Mobilidade, incluindo unidades do Na Hora e terminais rodoviários geridos pelas operadoras, podendo ser adquiridos de diferentes formas de pagamento no guichê.

O funcionamento é simples: após adquirir o bilhete avulso em um ponto de comercialização autorizado, o usuário receberá um código QR Code que deverá ser aproximado do validador dentro dos ônibus para liberar o acesso. É importante ressaltar que essa modalidade não permite integração, que possibilita múltiplos acessos com uma única tarifa durante três horas.

A implementação dessa opção de pagamento avulso vem como complemento ao sistema 100% eletrônico já em operação desde o início do mês de julho, abrangendo 52 linhas de ônibus das 919 em circulação. Nessas linhas, o pagamento deve ser feito somente por meio de cartões bancários (débito ou crédito) e cartões de transporte emitidos pelo governo local. A intenção é tornar esse o sistema em todas as linhas de ônibus.

Flexível

Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade do DF, destacou a importância de ouvir as sugestões dos usuários para aprimorar continuamente o sistema de transporte público. Ele enfatizou o compromisso em garantir a universalidade de acesso, sem prejudicar nenhum cidadão.

Nos próximos 30 dias, o BRB Mobilidade divulgará um cronograma detalhado para a implementação da tecnologia necessária e a disponibilidade efetiva dos bilhetes avulsos. Antes do lançamento oficial, está prevista uma campanha de ampla divulgação para informar os passageiros sobre o novo método de pagamento.

*com informações da Semob