Por: Da Redação

DF implementa sistema de avaliação contínua na educação básica

Sistema visa garantir melhor qualidade de ensino | Foto: Mary Leal/SEEDF

Na quinta-feira (18), a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE) oficializou, por meio do Decreto nº 46.032 publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a criação do Sistema Permanente de Avaliação Educacional do DF (SipaeDF). O programa tem como propósito garantir a qualidade da educação através da avaliação contínua dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas públicas da região.

O SipaeDF será implementado de forma abrangente, cobrindo todas as etapas da educação básica. As avaliações programadas para este ano estão previstas para novembro e ocorrerão em momentos estratégicos ao longo do ano letivo. Elas incluem provas nos primeiro, terceiro e quarto bimestres, além de questionários distribuídos nos dois semestres, visando oferecer um panorama detalhado da performance educacional no DF.

Mais qualidade

O sistema está em fase inicial de implantação e visa reunir um conjunto robusto de indicadores de desempenho escolar e contexto institucional. Esses dados serão coletados por órgãos nacionais e internacionais, pela SEE e pelas próprias unidades escolares, fundamentando ações para melhorar e regular a qualidade educacional.

“O Sipae integra o sistema de avaliação distrital aos indicadores nacionais e proporciona um marco regulatório claro para a implementação e gestão das avaliações educacionais”, explica a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEE, Franciscleide de Abreu Ferreira. “O grande diferencial da política é o protagonismo da autoavaliação institucional, que se torna obrigatória e fará com que as unidades escolares do DF produzam e discutam dados.”

Entre os instrumentos previstos, destacam-se os questionários contextuais periódicos para todas as escolas e diferentes tipos de avaliações. Estas incluem provas diagnósticas para os anos iniciais do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio, além de avaliações de desempenho para anos específicos, como o segundo, quinto, sétimo e nono do fundamental, e o terceiro ano do médio, bem como monitoramento da alfabetização.

*com informações da Agência Brasília