Por:

GDF lança meio para busca de desaparecidos

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) anunciou na manhã desta terça-feira (6) o lançamento do Protocolo Integrado de Busca Imediata de Desaparecidos. O novo protocolo integra a Rede de Atenção Humanizada de Pessoas Desaparecidas, que foi criada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em maio deste ano.

O Protocolo Integrado estabelece diretrizes específicas para ações coordenadas entre diferentes órgãos governamentais. Entre as medidas previstas estão os Alertas Amber e Cell Broadcasting, a implementação de um cadastro distrital de desaparecidos e a oferta de suporte psicológico e jurídico às famílias. O objetivo é agilizar a localização de pessoas desaparecidas, especialmente nas primeiras 24 horas após o registro do boletim de ocorrência, o que pode aumentar significativamente as chances de sucesso na busca.

A primeira-dama Mayara Noronha destacou a importância do protocolo, afirmando que ele representa um compromisso com a dignidade e a segurança de cada pessoa desaparecida. Segundo ela, "O protocolo é mais do que uma ferramenta de busca; é um compromisso com a dignidade e a vida".

Além das iniciativas locais, em nível federal, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) possui uma parceria com a Meta, que abrange Facebook, Instagram e WhatsApp. Desde agosto do ano passado, essa parceria tem sido responsável pela emissão de alertas para usuários sobre crianças e adolescentes desaparecidos que possam estar em risco. Esses alertas são enviados em um raio de 160 km do local da ocorrência. As autoridades devem informar ao MJSP sobre os casos, e o ministério coordena com as plataformas para a divulgação dos avisos, ampliando assim a rede de busca e informação.