A Emater-DF e a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) firmaram uma parceria para promover o empreendedorismo e a valorização das mulheres do campo no Distrito Federal. O plano de trabalho, assinado no mês passado, visa oferecer capacitações em áreas como empreendedorismo, saúde preventiva, saúde emocional e combate à violência doméstica.
O plano será detalhado na próxima reunião do Fórum Permanente de Mulheres Rurais do Campo e do Cerrado, que é coordenado pela Secretaria da Mulher. Este fórum inclui 14 instituições governamentais e entidades representativas de agricultoras e trabalhadoras rurais. Na última reunião do grupo, realizada em 30 de julho, participaram Sheila Nunes e Luciana Silva, coordenadora do Programa de Saneamento Rural da Emater-DF.
O plano de trabalho se expandirá para diversas comunidades rurais onde a Emater-DF atua, com o objetivo de promover a dignidade e melhorar a qualidade de vida das famílias no campo. A parceria busca assegurar que as mulheres rurais tenham acesso a recursos e capacitação para fortalecer suas atividades empreendedoras e melhorar seu bem-estar geral.
Protagonistas
Loiselene Trindade, diretora-executiva da Emater, destacou a importância do programa ao afirmar que as mulheres já desempenham papéis cruciais nas políticas públicas, sendo titulares de terras e beneficiárias de programas como o Prato Cheio e o Bolsa Família. No entanto, Loiselene observou a necessidade de que as mulheres do campo compreendam e valorizem seu papel na sociedade de forma clara.
““Elas são titulares das terras e os cartões de benefícios, como o Prato Cheio e o Bolsa Família, estão em seus nomes. No entanto, é necessário que compreendam seu valor. A presença da extensão rural no campo leva dignidade às famílias. Precisamos conscientizar não só as mulheres, mas também os homens, sobre a importância da saúde emocional e do combate à violência de gênero e ao assédio, seja ele moral ou patrimonial”, destacou
*com informações da Emater