Por: Mayariane Castro

Pacientes do DF estão sem medicamento há dois meses

Remédio está em falta no estoque da farmácia de alto custo | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A situação dos pacientes do Distrito Federal sem acesso ao medicamento adalimumabe é preocupante, considerando a importância desse remédio para o tratamento de várias doenças crônicas. Usuários desse remédio, na dosagem de 40 miligramas, denunciam a falta de estoque nas Farmácias de Alto Custo de Brasília.

O adalimumabe, conhecido pelo nome comercial de Humira, é um imunobiológico utilizado no tratamento de diversas doenças autoimunes, como artrite, psoríase, doença de Crohn, entre outras. A falta do medicamento tem um impacto significativo na qualidade de vida e no manejo das doenças para aqueles que dependem dele, conforme relatam médicos da área.

Reclamação

A Secretaria de Saúde do DF diz em nota que enfrenta dificuldades na obtenção do medicamento devido ao processo de licitação federal, que até agora não conseguiu assegurar a compra do adalimumabe devido à falta de ofertas nas licitações. A situação é agravada pelo custo elevado do medicamento no mercado convencional, que pode chegar a R$ 15 mil, tornando-o inacessível para muitos pacientes.

A substância pode ser substituída por outros tipos de tratamento para as doenças, mas a mudança de medicamentos e interrupção do uso contínuo da adalimumabe não é recomendado por alguns médicos. O médico clínico Juarez de Paula explica que a troca súbita pode oferecer mais malefícios do que soluções, e o correto é a reposição de estoque dos medicamentos para serem vendidos.

“Se é visto que certa substância tem trazido bons resultados para o paciente, é esperado que este tratamento seja continuado com o que funcionou para aquele corpo e aquele organismo. Tenho pacientes que tiveram uma boa melhora e evolução com o uso deste medicamento, alguns casos que eu tenho acompanhado há mais de seis meses tem respondido muito bem ao remédio e que voltaram a sentir dores com a falta do mesmo”, explica.

Entenda mais

Conforme explica o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o adalimumabe é um medicamento imunobiológico que tem como alvo o bloqueio da molécula TNF-alfa, citocina diretamente envolvida no desenvolvimento de diversas condições autoimunes no campo da reumatologia, gastroenterologia, dermatologia e oftalmologia, tanto para adultos quanto crianças.