O Distrito Federal registrou o maior número de inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CNU), apelidado de Enem dos Concursos, realizado no último domingo em todo o Brasil. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a capital federal contou com 200 mil candidatos, distribuídos em 268 salas de exame, e teve a menor taxa de abstenção do Brasil.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que a aplicação do exame transcorreu de forma tranquila. Houve apenas alguns incidentes menores. Um candidato desmaiou no campus do Gama do Instituto Federal de Brasília e foi atendido pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu). Em outro caso, uma candidata chegou após o fechamento dos portões na escola SEB da 914 Sul e tentou forçar a entrada. A PMDF também precisou intervir no CEF 10, em Ceilândia, devido ao som alto nas proximidades, que foi reduzido após a intervenção policial.
A mestranda de ciências sociais Ana Júlia afirma que o concurso foi uma oportunidade muito importante para a sua classe, mas que espera uma segunda edição com correções de alguns problemas. “É irreal colocar os candidatos para responderem questões de múltipla escolha e redigir uma redação de quarenta linhas com tão pouco tempo ainda no período da manhã. Foi um bom experimento para a primeira edição e espero que o projeto seja continuado pelo governo”.
Medidas
Para garantir o transporte adequado dos candidatos, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) ajustou a programação das linhas de ônibus para corresponder aos horários do concurso, desde a chegada da equipe de coordenação até o término das provas.
O Distrito Federal também se destacou pela menor taxa de abstenção do país no CNU. A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, confirmou a informação durante uma coletiva de imprensa após a realização do exame. O CNU centraliza a seleção de servidores públicos de diversos órgãos federais em uma única prova.