O céu do Distrito Federal amanheceu neste domingo (25) coberto por uma densa camada de fumaça, causando preocupação entre os moradores de diversas regiões da cidade. Na rede de saúde, houve relatos de problemas respiratórios relacionados à inalação da fumaça. O fenômeno, visível a quilômetros de distância, transformou a paisagem típica da capital. Em vez do céu azul e claro comum nesta época do ano, o horizonte foi obscurecido, ficando opaco e abafado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), essa fumaça é consequência de inúmeros incêndios que vêm ocorrendo ao longo da semana em várias áreas de cerrado. As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar contribuíram para a propagação das chamas, tornando o trabalho de contenção mais desafiador e resultando na persistência da fumaça sobre a região. Às queimadas no cerrado somam-se outras que contribuem para a fumaça, inclusive em São Paulo, que acabem se deslocando com o vento.
Incêndios
O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal relata que no sábado (24) houve 93 ocorrências de incêndio florestal, que resultaram na queima de 224 hectares. incêndio.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para a região, indicando que a umidade relativa do ar pode variar entre 12% e 20%. O alerta também sinaliza riscos de incêndios florestais e problemas de saúde, incluindo ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
A recomendação é que se evite exercícios físicos mais intensos, se evite a exposição ao sol nos horários mais quentes, se use hidratante para evitar o ressecamento da pele, e se beba muita água.