GDF atualiza metas de econômicas

Governo pretende expandir o projeto de saúde da família

Por Mayariane Castro

Mais de 90% das metas foram incluídas

O Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou na manhã de terça-feira (6), durante a Terceira Reunião do Modelo de Governança da gestão 2023-2026, as principais ações e projetos em andamento para o desenvolvimento da capital e Entorno. O evento foi realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico do DF (Codese-DF) no auditório do Centro Empresarial do Banco de Brasília (BRB), e contou com a presença do governador Ibaneis Rocha.

O evento teve como objetivo promover um debate sobre o desenvolvimento econômico e sustentável da capital, bem como avaliar os avanços nas ações e metas estratégicas definidas pelo Codese em 2022 e incorporadas ao atual Plano de Governo do Distrito Federal. Na reunião, foram destacados sete pontos principais, sendo eles saúde, educação, segurança, desenvolvimento social, habitação, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

O Codese-DF, criado em 2017, é responsável por elaborar propostas e dialogar com o governo sobre o planejamento econômico sustentável de Brasília e do Entorno. O conselho é composto por empresários, acadêmicos, técnicos e membros da sociedade civil. O presidente do Codese, Leonardo Ávila, afirmou que das propostas oferecidas pelo plano, mais de 90% foram aceitas dentro do Plano de Governo.

Saúde

Durante a apresentação, o GDF destacou iniciativas nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. Na saúde, além da construção de novas unidades hospitalares, como hospitais, UPAs e UBSs, o governo planeja expandir a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) para 80%, que atualmente está em 76,79%. Na educação, foram destacadas as últimas nomeações de 3,4 mil novos profissionais, a maior já realizada pelo governo, e previsão de novos concursos públicos.

Durante o evento, o governador frisou sobre os planos de melhoria e desenvolvimento do DF, mesmo que a devolutiva social não seja favorável. “A junção da sociedade civil com o governo é muito importante para o desenvolvimento da capital da República. O nosso desejo até o último dia de governo é entregar uma cidade efetivamente transformada e com um olhar para o futuro”, relatou.

*com informações de Agência Brasília e GDF