Pacientes do DF estão sem medicamento há dois meses

Remédio usado para tratamento de doenças crônicas, como artrite, doença de Crohn, está em falta

Por Mayariane Castro

Remédio está em falta no estoque da farmácia de alto custo

A situação dos pacientes do Distrito Federal sem acesso ao medicamento adalimumabe é preocupante, considerando a importância desse remédio para o tratamento de várias doenças crônicas. Usuários desse remédio, na dosagem de 40 miligramas, denunciam a falta de estoque nas Farmácias de Alto Custo de Brasília.

O adalimumabe, conhecido pelo nome comercial de Humira, é um imunobiológico utilizado no tratamento de diversas doenças autoimunes, como artrite, psoríase, doença de Crohn, entre outras. A falta do medicamento tem um impacto significativo na qualidade de vida e no manejo das doenças para aqueles que dependem dele, conforme relatam médicos da área.

Reclamação

A Secretaria de Saúde do DF diz em nota que enfrenta dificuldades na obtenção do medicamento devido ao processo de licitação federal, que até agora não conseguiu assegurar a compra do adalimumabe devido à falta de ofertas nas licitações. A situação é agravada pelo custo elevado do medicamento no mercado convencional, que pode chegar a R$ 15 mil, tornando-o inacessível para muitos pacientes.

A substância pode ser substituída por outros tipos de tratamento para as doenças, mas a mudança de medicamentos e interrupção do uso contínuo da adalimumabe não é recomendado por alguns médicos. O médico clínico Juarez de Paula explica que a troca súbita pode oferecer mais malefícios do que soluções, e o correto é a reposição de estoque dos medicamentos para serem vendidos.

“Se é visto que certa substância tem trazido bons resultados para o paciente, é esperado que este tratamento seja continuado com o que funcionou para aquele corpo e aquele organismo. Tenho pacientes que tiveram uma boa melhora e evolução com o uso deste medicamento, alguns casos que eu tenho acompanhado há mais de seis meses tem respondido muito bem ao remédio e que voltaram a sentir dores com a falta do mesmo”, explica.

Entenda mais

Conforme explica o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o adalimumabe é um medicamento imunobiológico que tem como alvo o bloqueio da molécula TNF-alfa, citocina diretamente envolvida no desenvolvimento de diversas condições autoimunes no campo da reumatologia, gastroenterologia, dermatologia e oftalmologia, tanto para adultos quanto crianças.