Evento discute soluções para violência contra a mulher
Hack Ideias Elas integra a primeira Semana de Combate ao Feminicídio
Nesta quinta-feira (22), das 9h às 12h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sedia uma sessão solene onde nove equipes do projeto Hack Ideias Elas apresentarão ideias para combater o feminicídio. O evento faz parte da programação da primeira Semana de Combate ao Feminicídio, organizada pela Procuradoria da Mulher da CLDF, com o objetivo de promover a conscientização e a prevenção da violência contra as mulheres. A apresentação é aberta ao público.
O Hack Ideias Elas visa fomentar o empreendedorismo feminino, focando na inovação e no enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) em colaboração com o Instituto Multiplicidades, oferece suporte e capacitação para mulheres que desejam transformar suas ideias em negócios sustentáveis e impactantes.
Inovações vencedoras
As nove equipes participantes são: Acadêmicos, Camuven, CobraCoral, EmpregaElas, Lotus, Plenamente, Protagonista, Vulnerável e WonderTech. Três dessas equipes foram vencedoras de um hackathon realizado no início de agosto, destacando-se por suas propostas inovadoras para a redução da violência contra a mulher e o feminicídio no Distrito Federal.
O projeto Acadêmicos, que obteve o primeiro lugar, é uma extensão da Universidade Católica de Brasília e tem como objetivo criar uma comunidade de apoio jurídico, psicológico e social para vítimas de violência. Em segundo lugar, a equipe EmpregaElas apresentou uma proposta que visa conectar empresas com a necessidade de cumprir a cota de 8% de contratação de vítimas de violência doméstica com essas mulheres. Essa iniciativa facilita a reintegração das vítimas ao mercado de trabalho e desempenha um papel social relevante.
O terceiro lugar foi atribuído ao projeto Tech To You, que desenvolveu uma tecnologia para auxiliar mulheres na identificação de situações de violência doméstica e no envio de mensagens de emergência. O Hack Ideias Elas encontra-se atualmente em sua terceira fase, voltada exclusivamente para mulheres empreendedoras. Esta fase inclui um processo de incubação e acompanhamento para o desenvolvimento de projetos inovadores. Informações adicionais sobre o projeto podem ser acessadas no site oficial.
*Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF)