Garis aprendem a consertar celulares
Curso oferecido gratuitamente dá condições para melhorias na renda
Na quarta-feira (21), o diretor-presidente do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), Luiz Felipe Cardoso de Carvalho, e o administrador de Ceilândia, Dilson Resende, participaram da cerimônia de entrega de certificados para 15 garis que concluíram o quarto Curso de Conserto de Smartphone Módulo Básico. O evento ocorreu no Distrito de Limpeza de Taguatinga, às 14h20.
O curso, com duração de 22 dias e dividido em 13 módulos, foi oferecido gratuitamente pela Sustentare Saneamento em parceria com o Instituto Barba na Rua. A Sustentare forneceu a estrutura física, custeou o professor, o material didático e os insumos elétricos e eletrônicos necessários para as aulas práticas. O Instituto Barba na Rua forneceu a bancada e equipamentos para a manutenção dos aparelhos celulares.
De acordo com Rejane Costa, superintendente regional da Sustentare Saneamento, o projeto foi planejado ao longo de um ano. "A conclusão da quarta turma e o início da quinta turma confirmam a realização de um grande projeto que elaboramos e construímos", afirmou Costa.
Prestígio
Durante a cerimônia, a Sustentare entregou aos participantes 35 ilhas de manutenção completa, que permitirão aos garis realizar consertos de celulares. Os equipamentos foram adquiridos pela empresa e serão pagos parceladamente pelos colaboradores, sem juros. Além disso, a Sustentare disponibilizou uma ilha de manutenção completa na empresa para que os garis possam realizar consertos fora do horário de trabalho.
O curso abrangeu tópicos como compreensão do sistema operacional dos smartphones, mapeamento de placas, interpretação de diagramas, análise de esquemas elétricos, identificação de defeitos e técnicas de desmontagem e remontagem.
A Sustentare e o Instituto Barba na Rua iniciarão em breve a quinta turma do curso, que será oferecido no Distrito de Limpeza do Pistão Sul. A iniciativa visa expandir as habilidades dos garis e proporcionar uma oportunidade adicional para incrementar a renda dos participantes.
*com informações da Ascom do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)