Vila Planalto alerta para riscos do lixo
UBS da região promove semana de conscientização
Das áreas que fazem parte da Região Central de Saúde, que engloba o Plano Piloto e localidades mais próximas, a história Vila Planalto, berço dos pioneiros que construíram Brasília, foi a que teve mais casos de dengue no ano passado. E os profissionais da Unidade Básica de Saúde da Vila Planalto não têm dúvidas sobre a razão: a quantidade de lixo que se acumula pelas ruas.
A Vila Planalto é hoje um dos principais pólos gastronômicos do Distrito Federal. Recebe grande quantidade de visitantes, como estudantes da bem próxima Universidade de Brasília. Mas também abriga moradores locais, muitos que ali vivem desde a fundação da cidade.
Essa associação, combinada com maus hábitos leva ao acúmulo de lixo. Que não apenas produz focos que atraem o mosquito da dengue, como outros fatores de risco à saúde, como escorpiões.
Por essa razão, a UBS da Vila Planalto promove desde sábado (24) a Semana de Conscientização Não Jogue Lixo na Rua. A semana começou com uma caminhada por pontos importantes da cidade, na qual os participantes recolheram o lixo encontrado. E prossegue com apresentação de peças, palestras, visitas domiciliares e outras atividades.
A diretora da UBS da Vila Planalto, Evelyn Heizen, explicou ao Correi da Manhã que a intenção é preparar a população antes do início do novo período de chuvas, quando aumenta a incidência de dengue.