Por: Da Redação

Capacitação em audiovisual foca na educação fiscal

Curso visa capacitar para educação fiscal | Foto: Divulgação/SEEC

Cerca de 30 professores da rede pública de ensino do Distrito Federal participaram, nesta semana, de um curso de capacitação em produção audiovisual com foco em educação fiscal. A formação faz parte do projeto Educação Fiscal EnCena, que abrange 60 escolas de ensino fundamental e médio na região.

O curso oferecido aos docentes incluiu técnicas para criar e editar vídeos educativos, bem como para desenvolver roteiros. O objetivo é capacitar os professores a elaborar materiais didáticos em vídeo que abordem temas relacionados à educação fiscal, cidadania e combate à corrupção. A formação foi conduzida por Diego Wannucci, do Grupo de Educação Fiscal do DF, que destacou a importância de aprender sobre formatos e fases da produção audiovisual.

Colaboração

O projeto resulta da colaboração entre as Secretarias de Economia e Educação, a Controladoria-Geral do DF (CGDF) e a Receita Federal. O professor Diego Wannucci, do Grupo de Educação Fiscal do DF, observa que o Projeto Educação Fiscal EnCena visa estimular a cidadania fiscal, o protagonismo estudantil e o desenvolvimento artístico. “O projeto demonstra um compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, democrática e participativa”, afirma Wannucci.

Ele acrescenta que a iniciativa fortalece a prática da cidadania ao capacitar estudantes e professores para atuarem como agentes de mudança em suas comunidades. “Ao promover uma cultura de responsabilidade fiscal, o projeto prepara as futuras gerações para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da nossa sociedade”, completa Wannucci.

A proposta pedagógica do EnCena inclui o uso de um aplicativo gamificado, mídias digitais, e metodologias ativas para aprimorar o ensino da educação fiscal. O EnCena visa engajar a comunidade escolar na temática fiscal através de ferramentas tecnológicas interativas, promovendo a cidadania e facilitando a compreensão dos conteúdos fiscais de maneira lúdica e pedagógica, conforme explicou.

*com informações da Secretaria de Educação