Os turistas que passam pelo Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek contam com um novo ponto de informações sobre a capital do país, administrado pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Após uma reforma completa para modernizar o espaço, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do terminal brasiliense foi reinaugurado pelo governador Ibaneis Rocha nesta quinta-feira (19). "Esse CAT é muito importante porque já mostra a cara da nossa cidade logo que as pessoas estão desembarcando", ressaltou Ibaneis Rocha. "Basta de olhar a capital da República somente pelos olhares das televisões, que muitas vezes só mostram o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. Nós temos que ir além e ter um olhar sobre a arquitetura da nossa cidade e sobre tudo aquilo que nós temos para desenvolver aqui", acrescentou o chefe do Executivo.
O contato dos turistas com Brasília começa antes mesmo de sair do Aeroporto de Brasília. Ainda na sala de retirada de bagagens, os visitantes encontram um CAT com o novo design, que traz referências culturais da cidade para a concepção dos móveis e da decoração — fruto da parceria com a Associação de Designers de Produto do Distrito Federal (Adepro). A manutenção nas estruturas contou com um investimento de R$ 290 mil e garante mais conforto e eficiência no atendimento.
"Muitas vezes, as pessoas chegavam ao aeroporto e sentiam a necessidade de um CAT. Essa sempre foi uma carência nossa. Criamos e trouxemos para a saída do desembarque um ponto para sanar essa necessidade do turista. Nós decoramos o espaço com artistas da cidade e criamos um padrão visual para o visitante chegar e entender os traços do DF. Essa foi uma forma que encontramos para fortalecer a questão do design e dos monumentos de Oscar Niemeyer", defendeu o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.
A unidade do terminal de Brasília ficou fechada por quatro anos e, em 2021, reabriu as portas para acolher os turistas que desembarcam no DF, prestando mais de 24,6 mil atendimentos de lá para cá. Orientações sobre a rede hoteleira, meios de transporte e pontos turísticos são os mais requisitados pelos visitantes que circulam pelo terminal.