Bombeiros de SC são enviados ao Pantanal

Por

Um grupo de 20 bombeiros de Santa Catarina chegou a Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (30) para apoiar as operações de combate aos incêndios no Pantanal. A equipe foi recepcionada em Campo Grande e imediatamente direcionada para Aquidauana, cidade considerada porta de entrada para o bioma pantaneiro.

O capitão Bianchi, líder do grupo catarinense, informou que a equipe ficará em Mato Grosso do Sul por um período de 15 dias e estará equipada com seis viaturas. A missão do grupo é colaborar no combate às chamas, que já devastaram vastas áreas do Pantanal. Desde o início da temporada de incêndios em junho, bombeiros de diversos estados brasileiros têm se juntado aos esforços locais.

Os incêndios no Pantanal têm causado destruição significativa, com mais de 2,5 milhões de hectares queimados em pouco mais de três meses. Isso representa cerca de 16% do território pantaneiro no Brasil. A Terra Indígena Kadiwéu, localizada em Porto Murtinho, foi severamente afetada, com mais de 68% de seu território consumido pelo fogo. Dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ) mostram que aproximadamente 368 mil hectares da TI Kadiwéu foram destruídos. Nas últimas 48 horas, foram identificados 180 focos de calor em todo o estado. Além disso, a área total queimada nas Terras Indígenas do Pantanal alcança 371 mil hectares, sendo que 98% desse total corresponde à TI Kadiwéu. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) divulgou que mais de 950 profissionais estão envolvidos nas operações de combate aos incêndios, contando com o suporte de aeronaves, embarcações e veículos pesados.