Fogo em Brasília vira disputa política

Ibaneis critica suposta fala de Lula, desmentida, sobre ação do Corpo de Bombeiros

Por Thamiris Feitosa

Bombeiros em ação no combate aos incêndios no DF

Uma suposta crítica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à ação do Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios no Parque Nacional de Brasília transformou definitivamente a crise ambiental no Distrito Federal em briga política. O Palácio do Planalto desmentiu a crítica, inserida em apuração do site Poder 360 da reunião que Lula fez com os chefes dos demais problemas para discutir a questão ambiental. Apesar do desmentido, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), fez publicação em suas redes sociais, na quarta-feira (18), criticando Lula.

Segundo o site, Lula teria demonstrado insatisfação e apontado inércia e insuficiência no quantitativo de profissionais no combate ao fogo que está se alastrando na capital federal. A suposta crítica teria sido feita depois do presidente sobrevoar o Parque Nacional na segunda-feira (16).

"Desleixo"

Ibaneis manifestou-se em suas redes sociais defendendo os bombeiros e acusando as autoridades federais de abandonarem o DF no combate ao fogo “O presidente revela não só desconhecimento, como também insensibilidade diante do efetivo trabalho do Corpo de Bombeiros de Brasília, da Defesa Civil e de outros agentes envolvidos, que se dedicam diuturnamente a combater os focos de incêndios e são comprometidos com ações preventivas ao longo de todo o ano”, reagiu Ibaneis.

“Por esta razão, são instituições respeitadas e admiradas pela população. Infelizmente, o presidente, como morador transitório de Brasília, deve estar preocupado em explicar a incapacidade e precariedade dos órgãos federais em regiões onde devia ser mais presente. Desleixo inclusive com o Parque Nacional, que apesar de ser uma área federal, segue ignorado pelas autoridades federais, deixando o DF sozinho na empreitada de sua preservação”, publicou.

No mesmo dia, a Secretaria de Comunicação Social de Presidência (Secom) divulgou nota em que desmente a fala de Lula. “Para não ter dúvida: desde o início dos incêndios o presidente da República tem enaltecido a importância e bravura dos bombeiros, dos brigadistas e da Defesa Civil nos estados e municípios no intenso, arriscado e difícil trabalho de combate ao fogo”, diz o texto.